MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Giulia Nóbrega da Costa

Por Colégio Etapa em 23/08/2021
Giulia Nóbrega da Costa vai estudar Astrofísica e Ciência da Computação na Rice University.

Florida Institute of Technology, Georgia Institute of Technology e Rice University

Giulia Nóbrega da Costa ingressou no Colégio em 2018, após participar do Desafio Etapa Sênior e conquistar uma bolsa de estudos. “O fator decisivo para eu escolher o Colégio Etapa foi a tradição em conquistar medalhas nas competições científicas. Eu sempre tive interesse em me desenvolver nessa área e, posteriormente, pude constatar que nós temos a melhor equipe olímpica do país”, avalia.

Ainda na 1ª série do Ensino Médio, a jovem ingressou nas turmas preparatórias para os torneios de Astronomia, de Física e de Matemática, nas quais ela pôde estudar tópicos avançados dessas disciplinas, além de competir em olimpíadas nacionais e internacionais. Entre os resultados mais expressivos estão três medalhas de ouro (2018, 2019 e 2020) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e uma de prata (2020) na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA).

O perfil acadêmico e a proficiência na língua inglesa contribuíram para que Giulia fosse selecionada para a turma de Advanced Placement (AP) do Colégio Etapa, na qual os alunos podem estudar disciplinas do ensino superior e, ainda, determinar os níveis de complexidade de algumas matérias, em conformidade com o currículo universitário americano. Foi justamente no AP que ela começou a considerar a ideia de estudar fora.

“Durante esse período, estive em contato com ex-alunos do Etapa que já tinham conquistado aprovações em instituições internacionais de ensino superior e eles compartilhavam muitas experiências sobre o application¹. Com essas informações, concluí que eu também poderia concorrer a uma vaga nas universidades do exterior e, sobretudo, que haveria muitas oportunidades na minha área de interesse, que é a Astrofísica”, conta.

Já na 3ª série, a ex-aluna do Colégio dedicou a maior parte do tempo à candidatura, com o intuito de cumprir todos os requisitos das universidades dos Estados Unidos. No caso dela, o processo de seleção incluiu: a produção de cartas de recomendação, dezenas de essays², entrevistas com os representantes das instituições, envio do histórico escolar do Ensino Médio e, ainda, a realização de testes de proficiência.

“Na minha opinião, o principal desafio foi escrever as essays, apresentando referências que fugissem do lugar-comum. Por isso, eu precisei refletir muito para produzir textos que evidenciassem meus valores, meus interesses e a minha possível contribuição para a comunidade acadêmica das universidades para as quais me candidatei. Nesse sentido, o apoio do Setor Internacional foi essencial para que eu soubesse quais aspectos eram mais valorizados pelas instituições e como eu poderia adequar minhas propostas”, afirma.

Ao final do ciclo de candidaturas, veio a recompensa: Giulia Nóbrega da Costa foi aceita em três universidades americanas, incluindo os cursos de Astrofísica e Ciência da Computação da Rice University, onde ela escolheu estudar. Além da aprovação na Rice, ela também foi contemplada com uma bolsa de estudos que cobre 90% dos custos relacionados à graduação. Após alcançar todas as suas metas, a jovem pondera sobre quais fatores contribuíram para a conquista desse resultado.

“Acredito que o meu perfil acadêmico chamou a atenção dos representantes das universidades, considerando o desempenho que tive em torneios estudantis de Ciências Exatas, nos quais a presença das meninas ainda é pequena. Espero que a minha trajetória possa inspirar outras garotas a trilharem esse mesmo caminho”, declara.

 

Giulia Nóbrega da Costa (1)

 

Rice University

A instituição ocupa o 15º lugar na classificação das melhores universidades dos Estados Unidos e a 94ª posição na lista global, segundo os rankings Times Higher Education (THE) e QS World University Rankings, respectivamente.

Localizada na cidade de Houston, no Texas, a Rice estimula a convivência entre estudantes e docentes com o intuito de incentivar o fortalecimento da cultura acadêmica e, consequentemente, o aprendizado. Atualmente, cerca de 70% do corpo discente da instituição reside nos alojamentos do campus.

“A Rice conta com diversos programas para assegurar que os estudantes tenham qualidade de vida durante a graduação e esse é um aspecto que eu valorizo muito, visto que a vivência acadêmica pode ser extenuante. Além disso, a universidade fica próxima a um dos centros espaciais da NASA, onde eu pretendo trabalhar como pesquisadora nos próximos anos. Certamente, essa proximidade geográfica será benéfica para o meu plano de carreira”, destaca Costa.

 

¹Application: processo de seleção para as universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²Essays: redações que fazem parte dos requisitos dos processos de candidatura do exterior, principalmente das faculdades e universidades dos Estados Unidos.

 

Veja também: 

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades