Até o momento, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa foram aceitos em mais de 60 instituições internacionais de ensino superior localizadas na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Oceania. Muitos deles conquistaram bolsas de estudos que, somadas, ultrapassam o valor de US$ 3 milhões (o equivalente a R$ 18 milhões).
Com esses resultados, o Colégio Etapa superou a marca de 500 aprovações nos últimos cinco anos e permanece sendo a escola brasileira que mais aprova no exterior.
Para Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa, um processo de candidatura bem-sucedido depende de um esforço coordenado entre a escola e os interessados em concorrer a uma vaga em uma instituição internacional de ensino superior.
“Os estudantes devem refletir sobre suas aptidões e perfis acadêmicos antes de iniciarem a busca pela universidade dos sonhos. Com essas informações, a escola conseguirá aconselhá-los adequadamente sobre as instituições que oferecerão as melhores oportunidades em termos de ensino, pesquisa, empregabilidade e desenvolvimento humano, considerando todos os objetivos desses jovens”, afirma Motta.
“No Colégio Etapa, além das reuniões com os nossos counselors¹, os alunos também participam de diversos eventos, que contam com a participação de algumas das melhores universidades do mundo. Durante esses encontros, os participantes têm a possibilidade de interagir com os representantes das instituições e, ainda, conhecer as particularidades dos processos seletivos, o que contribui para a elaboração de college lists mais alinhadas aos seus propósitos”, completa o coordenador.
MULTI possibilidades
“Todos os anos, nós orientamos pais e alunos sobre a pluralidade das instituições internacionais de ensino superior. Assim como ocorre no Brasil, existem excelentes universidades de grande porte, que oferecem dezenas de cursos em um mesmo campus, e instituições especializadas em determinadas áreas do conhecimento. Dentre tantas opções, a melhor estratégia para conseguir a aprovação dos sonhos é buscar informações”, explica Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.
“Por isso, o processo de aconselhamento sobre a escolha da universidade ocorre individualmente e considera os fatores determinantes para cada família, incluindo aspectos como a oferta de bolsas de estudo, a excelência acadêmica, a adaptação, o clima, a moradia, entre outras coisas”, destaca Tavares.
“Ademais, a realização dos eventos com a participação das universidades é essencial para que a nossa comunidade escolar conheça outras possibilidades, tanto na América do Norte quanto em outros países ao redor do mundo. Com essas informações, nossos alunos têm conseguido ultrapassar fronteiras e conquistar aprovações inéditas”, conclui a coordenadora.
Com o maior número de instituições entre as primeiras colocadas nos rankings de universidades internacionais, os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido dos candidatos. Apesar disso, o interesse dos nossos alunos por cursos de graduação em outros países aumenta a cada ano.
Em 2021, os resultados internacionais da escola que mais aprova no exterior incluem instituições de ensino superior de países como Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Portugal, por exemplo.
O que dizem os aprovados internacionais do Colégio Etapa
O jovem cursará a graduação na Emory’s Goizueta Business School, considerada uma das escolas de Negócios mais prestigiosas dos Estados Unidos.“Durante a preparação, eu participei de workshops, orientações sobre as essays² e os testes de proficiência. Além disso, tive reuniões periódicas com os counselors para tratar de outros aspectos da minha candidatura. Sem dúvidas, a dedicação e a experiência do Setor Internacional foram essenciais para minha conquista” afirma Álvaro Vieira Gonçalves Vaz, aprovado nos cursos de Administração e Finanças da Emory University.
Fundada em 1872, a instituição foi responsável pela formação de personalidades e diversos chefes de estado, incluindo os dois últimos presidentes da França, François Hollande e Emmanuel Macron.“Posso afirmar que o apoio do Setor Internacional foi um fator decisivo para a minha aprovação. Os counselors me ajudaram a identificar o meu perfil acadêmico e me orientaram não só na elaboração da college list, como também na preparação para as entrevistas”, destaca Gabrielle Lima Balestra, primeira aluna do Colégio Etapa a ser aprovada na instituição francesa Sciences Po, considerada uma das melhores universidades de Ciências Sociais do mundo.
“O Colégio Etapa é um espaço onde nós podemos testar os nossos limites e ir além. Sem o apoio do Setor Internacional, eu jamais pensaria em me candidatar para uma universidade no exterior, mas eles me fizeram perceber que os meus sonhos poderiam ser maiores e que era possível realizá-los”, comenta Lucas Shoji, aprovado no curso de Física do Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado a melhor instituição de ensino superior do mundo pelo ranking QS World Top Universities.
“A equipe do Setor Internacional conhece bem as particularidades do application³, de modo que os alunos conseguem sair na frente na busca por uma vaga em uma universidade internacional. No meu caso, a oferta das aulas avançadas e ministradas em inglês e, ainda, a preparação para os testes de proficiência fizeram toda a diferença para a minha aprovação”, ressalta Vinícius Barbosa Alvarez, aprovado no curso de Economia da University of Chicago (UChicago), considerada uma das melhores universidades do mundo pelo ranking Times Higher Education (THE).
A universidade é reconhecida mundialmente pela formação especializada em Inovação e Tecnologia, com destaque para os cursos de Ciências, Computação e Engenharia.“Para mim, o Setor Internacional foi essencial para eu entender como funciona o application e durante a seleção dos documentos necessários para a candidatura. Sem dúvidas, o apoio deles tornou esse processo possível, pois eu não conseguiria superar todas as etapas sozinho”, afirma Thomas Anders Silva Larsson, aprovado no curso de Engenharia Química e Biomolecular da instituição americana Georgia Institute of Technology (Georgia Tech).
“Além disso, a equipe dedicou atenção especial às essays, que são muito valorizadas pelas instituições de ensino superior da América do Norte. O Setor Internacional revisou diversas propostas que redigi e ainda forneceu dicas sobre como eu poderia elaborar textos que se destacassem nos processos seletivos”, completa Mattias Anders Silva Larsson, que também foi aprovado no curso de Engenharia Química e Biomolecular da Georgia Tech.
Clique aqui para conferir a lista completa das Aprovações Internacionais do Colégio Etapa em 2021!
¹Counselor: orientador educacional.
²Essays: redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano.
³Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.