MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos são premiados na Cyberspace Mathematical Competition

Por Colégio Etapa em 23/07/2020
Bernardo Peruzzo Trevizan alcançou a maior nota entre os competidores brasileiros na Cyberspace Mathematical Competition.

Os alunos do Colégio Etapa Bernardo Peruzzo Trevizan e Olavo Paschoal Longo conquistaram medalhas de ouro e de bronze, nesta ordem, na 1ª edição da Cyberspace Mathematical Competition (CMC).

A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 13 e 14 de julho, contou com a participação de 555 estudantes de 75 países. No caso do Brasil, o comitê organizador selecionou a delegação entre os premiados da última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ocorreu em 2019.

Também foram considerados os resultados obtidos pelos estudantes nas seletivas da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição do mundo para estudantes do Ensino Médio, que terá uma versão on-line em setembro deste ano.

“A CMC pode ser considerada uma prévia da IMO, principalmente pela representatividade de países e de estudantes que participaram dessa edição. Além disso, a competição se destacou por apresentar questões excelentes, cujo nível de dificuldade era comparável ao da IMO e que exigiram técnica e criatividade por parte dos competidores”, destaca Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

“Esse resultado comprova que os nossos alunos estão preparados para competir nos principais torneios internacionais, inclusive com os estudantes dos países que costumam ocupar os primeiros lugares no ranking da IMO, como os Estados Unidos, a China, a Coreia do Sul e a Rússia, por exemplo”, ressalta Barbosa.

Formada por oito estudantes, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Inclusive, o nosso aluno Bernardo Peruzzo Trevizan alcançou a maior nota entre os competidores brasileiros.

 

Sobre a Cyberspace Mathematical Competition

Por conta da pandemia causada pela Covid-19, muitas olímpiadas estudantis internacionais foram adiadas para novas datas ainda este ano ou serão realizadas somente em 2021. Por conta disso, os comitês organizadores dessas competições têm criado novos torneios virtuais para testar os conhecimentos dos estudantes e mantê-los preparados para as olimpíadas do calendário regular, que ocorrerão ainda em 2020.

Em alguns casos, essas competições já nascem com uma reputação sólida e potencial para figurar entre os principais torneios estudantis do mundo. É o caso da CMC, que conta com uma equipe formada por matemáticos renomados, que são líderes de delegações ou organizadores de olimpíadas estudantis tradicionais.

O seleto time da CMC conta com Birgit van Dalen, que também é uma das responsáveis pela realização da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO); Zuming Feng, que já liderou diversas delegações dos Estados Unidos na IMO; e Géza Kós, que conquistou duas medalhas de ouro na IMO durante o Ensino Médio e, atualmente, faz parte do comitê de seleção dos problemas da competição. Em 2019, Kós visitou o Colégio Etapa para ministrar treinamentos olímpicos aos estudantes que disputavam as seletivas da IMO.

Criada pelas instituições American Mathematical Competition (AMC) e Art of Problem Solving (AoPS), a CMC tem como principal objetivo estimular o aprendizado sobre a Matemática a partir da resolução de questões de alto nível de dificuldade. Além disso, os Idealizadores desse torneio pretendem criar uma comunidade atuante na qual os estudantes possam socializar e esclarecer dúvidas sobre problemas matemáticos.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades