MATRÍCULAS

Receba informações

ENEM

Etapa é o destaque do Enem 2019

Por Colégio Etapa em 15/07/2020
Graças ao desempenho dos nossos alunos, o Colégio Etapa é o destaque do Enem 2019.

Nos dias 3 e 10 de novembro de 2019, estudantes de todo o país prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados dessa edição, que contou com aproximadamente 4 milhões de participantes, foram divulgados recentemente. Graças ao desempenho dos nossos alunos, o Colégio Etapa foi o grande destaque do Enem 2019.

Ranking do estado de São Paulo demonstra que o Colégio Etapa é o destaque do Enem 2019

 

O Colégio Etapa Valinhos se manteve, ainda, em primeiro lugar na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O Colégio Etapa Valinhos também é destaque do Enem 2019

 

Sobre o Enem

Desde 1998, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de avaliar a qualidade da educação básica do Brasil. Com o passar do tempo, as provas também passaram a ser utilizadas para outros fins. Atualmente, o exame é a maior porta de entrada para o ensino superior do país.

As notas individuais obtidas no Enem podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para cursarem a graduação em instituições públicas de ensino superior brasileiras. João Pedro Torres, ex-aluno do Colégio Etapa, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) por meio desse processo de seleção.

“O meu foco era a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Mas quando eu soube que muitas vagas da USP seriam disponibilizadas por meio do Sisu, decidi me preparar para ambos os exames – o Enem e a Fuvest”, relembra João. “Essa forma de ingresso facilita a seleção e amplia o acesso de estudantes de diversas partes do Brasil às universidades mais concorridas do país. Acredito que essa diversidade regional proporciona diversos aspectos positivos à graduação”, destaca o estudante de medicina.

O desempenho no Enem também é o principal critério para a participação em programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil em faculdades e universidades particulares do Brasil. Além disso, as notas nas provas do exame também são consideradas no processo seletivo de instituições internacionais de ensino superior de países como Canadá e Portugal, por exemplo.

 

Enem 2020

Devido à pandemia do novo coronavírus, a versão impressa do Enem 2020 será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Uma novidade dessa edição do exame são as provas digitais, que serão aplicadas para mais de 100 mil estudantes de, aproximadamente, 100 municípios brasileiros nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados individuais serão divulgados a partir do dia 29 de março.

 

O Colégio Etapa oferece todo o suporte necessário para que os alunos trilhem um caminho de sucesso na vida acadêmica e profissional, apoiando suas escolhas de carreira e disponibilizando toda a estrutura para que se preparem adequadamente para o Enem e os vestibulares. Saiba mais no nosso site! 

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades