MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Escola brasileira que mais aprova estudantes no exterior

Por Colégio Etapa em 06/05/2020
“Acredito que a minha preparação foi beneficiada pelo histórico do Etapa em aprovar estudantes no exterior”, conta uma das aprovadas.

Alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa foram aceitos, até o momento, em 58 conceituadas instituições de ensino superior internacionais da América do Norte, da Europa e da Ásia. Muitos deles conquistaram bolsas de estudos que, somadas, equivalem a mais de US$ 4 milhões (o equivalente a R$ 22 milhões), o dobro do valor concedido aos alunos aprovados em 2019.

Com esses resultados, o Colégio Etapa chega ao número de 404 aprovações nos últimos quatro anos e permanece sendo a escola brasileira que mais aprova no exterior.

“No Brasil, quando o assunto é curso superior o foco está na carreira e a definição da faculdade muitas vezes é uma consequência da escolha da profissão. Já nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Japão e na Coreia do Sul a universidade é mais relevante do que a carreira em si por conta das experiências que ela proporciona aos estudantes”, explica Edmilson Motta, coordenador Geral do Grupo Etapa.

“Por isso, para aconselhar adequadamente os interessados em concorrer a uma vaga em uma universidade do exterior, é fundamental ter um profundo conhecimento das características das instituições e um relacionamento sólido com a sua comunidade acadêmica”, completa Motta.

“Desde os anos 2000, nós preparamos os nossos alunos para os mais exigentes processos de seleção de instituições internacionais de ensino superior. Por essa razão, podemos afirmar que esse conhecimento sobre as instituições e as suas particularidades requer tempo e experiência”, conclui o coordenador Geral do Grupo Etapa.

 

Colégio Etapa oferece MULTI escolhas

“É evidente o crescimento da qualidade e da diversidade das nossas aprovações internacionais. E parte disso é devido aos esforços para orientarmos alunos e pais sobre a vasta gama de universidades conceituadas existentes no exterior”, ressalta Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

Outro fator que tem influenciado as aprovações é o número cada vez maior de representantes de universidades que visitam o Colégio Etapa. Esses eventos permitem que os alunos conheçam com exclusividade os programas acadêmicos de instituições renomadas e as bolsas de estudo oferecidas por cada uma delas.

“Com isso, os nossos alunos têm uma visão ampla das oportunidades de graduação fora do Brasil e conseguem criar listas de faculdades para se candidatarem ao processo seletivo com maiores chances de sucesso”, finaliza Tavares.

Um exemplo do sucesso dessa aproximação entre as instituições de ensino superior internacionais e o colégio é o da University of Toronto. Em 2019, essa universidade enviou pela primeira vez enviou um representante para a Feira Etapa de Universidades Internacionais e, posteriormente, aprovou um número recorde de alunos do Etapa.

Com o maior número de instituições entre as primeiras colocadas nos rankings de universidades internacionais, os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido dos candidatos. Apesar disso, a cada ano aumenta o interesse dos nossos alunos por cursos de graduação em outros países.

Em 2020, a lista completa de aprovações inclui instituições de ensino superior do Canadá, Cingapura, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Portugal e Reino Unido.

 

O que dizem os aprovados internacionais do Etapa

“Sempre que eu tinha dúvidas sobre o processo de aplicação, o Setor Internacional me ofereceu todo o apoio possível. Saber que o colégio dispõe de uma estrutura com profissionais experientes ajuda muito”, afirma Flora Lyz Ferrari Frank, que foi aprovada em seis instituições de ensino superior americanas, entre elas a New York University (NYU) e a University of Southern California (USC), da qual ela recebeu uma bolsa de estudos full tuition, ou seja, que cobre todas as anuidades e taxas do curso de graduação.

 

“Acredito que a minha preparação foi beneficiada pelo histórico do Etapa em aprovar estudantes no exterior. Além da reputação que o Colégio tem em outros países, eu pude trocar experiências relevantes com os professores, orientadores e outros alunos que já trilharam esse mesmo caminho”, destaca Gabriel Guerra Trigo, que conquistou uma bolsa de estudos na Columbia University. A universidade, que é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, faz parte da Ivy League, grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Gabriel também foi contemplado com uma bolsa de estudos full tuition na Vanderbilt University, que figura entre as melhores universidades dos Estados Unidos, de acordo com o ranking US News.

 

“O Setor Internacional foi essencial durante a minha jornada, desde a organização da lista de universidades até o mapeamento das melhores oportunidades de bolsa e, ainda, me apoiou no application¹ e na elaboração das essays²”, conta Grace Isaura Durkin. Ela foi aprovada em sete instituições de ensino superior americanas e conquistou uma bolsa de estudos na Emory University - que é considerada uma das melhores universidades tanto de Ciências Humanas quanto de Ciências Biológicas.

 

“O processo de application é complexo e tem várias etapas, que dependem de um esforço coordenado, não só do aluno, mas de outras pessoas do colégio. E eu percebi que a dedicação e a experiência do Setor Internacional do Etapa fizeram toda a diferença para a conquista desse sonho”, pontua Maurício Kirakosyan Zorzan, que foi contemplado com uma bolsa de estudos na Yale-NUS College.

Localizada em Cingapura, a Yale-NUS nasceu a partir de um acordo de cooperação entre a Yale University, uma das melhores universidades dos Estados Unidos, e a Universidade Nacional de Cingapura. Atualmente, a Yale-NUS College é considerada a melhor universidade liberal arts³ da Ásia, segundo o ranking Times Higher Education.

 

Clique aqui para conferir a lista completa das Aprovações Internacionais em 2020!

 

¹Application: processo de seleção para as universidades dos Estados Unidos.

²Essays: redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano.

³Liberal arts: metodologia de ensino que valoriza a interdisciplinaridade e promove uma formação completa, considerando os conhecimentos necessários para a atuação profissional e humanística.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades