MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Ana Luísa Moura de Souza

Por Colégio Etapa em 25/11/2021
A Northwestern University, uma das melhores universidades do mundo, concedeu 92% de bolsa para Ana Luísa Moura de Souza.

Brandeis University, Minerva Schools at KGI, Northwestern University e Vanderbilt University

 

Ana Luísa Moura de Souza iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2018, interessada no suporte que o Setor Internacional oferece aos alunos que desejam cursar a graduação em outro país. “Conheci uma ex-aluna que conseguiu estudar no exterior com o apoio do Colégio e, como esse também era um desejo meu, concluí que o Etapa seria a escolha ideal. Além disso, eu sempre me interessei por olimpíadas científicas e sabia da tradição da escola nessa área”, relembra.

Durante o Ensino Médio, a jovem vivenciou intensamente o conceito Multi proposto pela nossa instituição, envolvendo-se em diversas atividades extracurriculares. Em 2019, ela integrou a equipe que participou da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) e conquistou uma medalha de prata e o Prêmio Mulheres para a Química, concedido pelo comitê organizador do torneio.

Além disso, Ana Luísa participou do Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular na qual os alunos simulam a realização de reuniões nos moldes da Organização das Nações Unidas (ONU), debatendo temas contemporâneos e de importância histórica.

Em 2020, ela teve a oportunidade de viajar aos Estados Unidos como representante do Etapa no Harvard Model United Nations (HMUN) – o maior e mais concorrido evento de simulação da ONU do mundo ​​–, que contou com a participação de mais de 4 mil jovens de 50 países.

A ex-aluna do Colégio ainda integrou um grupo de dança que se apresentou durante a Gincana Cultural, atividade na qual os alunos do Ensino Médio competem entre si por meio de brincadeiras e performances artísticas. “Essas atividades foram essenciais para a construção do meu application¹, porque eu tive a chance de me desenvolver dentro e fora da sala de aula e de explorar diversas paixões”, afirma.

Ao longo do Ensino Médio, Ana Luísa também participou das aulas de Advanced Placement (AP) e ainda pôde contar com o apoio do Setor Internacional para cumprir os requisitos exigidos pelas instituições de ensino superior da América do Norte. Ela realizou entrevistas, testes de aptidão, aulas para aprimorar a proficiência em inglês e produziu mais de 50 essays para as universidades da sua college list².

O processo de seleção ainda contou com cartas de recomendação elaboradas pelos professores do Etapa e a apresentação de documentos acadêmicos, como o histórico escolar e o relatório de atividades extracurriculares.

“Para que tudo dê certo, os estudantes precisam explorar as atividades com as quais têm mais afinidade, porque isso vai fazer com que eles se destaquem no processo de application. Além disso, os candidatos devem se organizar para não deixar nada para a última hora e conseguir conciliar todas as atividades relativas ao processo de seleção”, aconselha.

Ao final desse ciclo, Ana Luísa Moura de Souza foi aprovada em quatro universidades americanas, incluindo a Northwestern University, instituição que lhe concedeu uma bolsa de estudos de 92% e onde ela está estudando Engenharia de Produção.

Após conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade do exterior, a jovem revela seus planos para o futuro. “Quero continuar explorando meus interesses em diferentes áreas para criar o meu próprio negócio, além de criar algo útil, que impacte a vida das pessoas, seja na educação ou em outras áreas”, diz.

 

A Northwestern University, uma das melhores universidades do mundo, concedeu 92% de bolsa para Ana Luísa Moura de Souza.

 

Northwestern University

Considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos, a Northwestern University é reconhecida pela produção de conhecimento científico. Além disso, a universidade permite que seus estudantes participem de projetos de pesquisa desde a graduação. Além disso, os undergraduates³ podem complementar o aprendizado por meio de uma ampla gama de atividades extracurriculares.

“Escolhi a Northwestern por ser a única universidade dos Estados Unidos que tem uma escola voltada para a elaboração de políticas públicas sociais especificamente ligadas à educação. Além disso, me sinto em casa quando falo com outras pessoas que já estudam lá. É um lugar perfeito, que vai me fornecer todas as ferramentas que preciso para realizar os meus sonhos”, conclui.

 

¹Application: processo seletivo das instituições de ensino superior do Canadá e dos Estados Unidos.

²College list: lista de universidades para as quais o estudante pretende se candidatar.

³Undergraduates: estudantes de graduação.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades