Álvaro Vieira Gonçalves Vaz escolheu o Etapa com base na trajetória acadêmica de Henrique Vaz, seu irmão mais velho, que se formou no Ensino Médio em 2013. “Como a experiência dele no Colégio foi extremamente positiva, especialmente graças às suas conquistas em olimpíadas científicas e nos processos de candidatura do exterior, incluindo a aprovação em Harvard University, onde ele estudou, concluí que também poderia me beneficiar das oportunidades oferecidas pela escola. E agora sei que fiz a escolha certa”, afirma.
O jovem foi aprovado em quatro instituições internacionais de ensino superior – uma no Canadá, uma na França e duas nos Estados Unidos. Ele afirma que o Colégio foi essencial para a concretização desse sonho.
“O Etapa foi muito importante para eu entender que é possível sonhar grande e querer ir além. As feiras e as palestras com representantes de universidades do exterior, por exemplo, me permitiram conhecer melhor a cultura de cada instituição e, consequentemente, me estimularam a buscar mais informações, o que foi fundamental para a elaboração da minha college list”, conta.
“Mas acredito que um dos aspectos mais importantes no Colégio é a tradição nos processos de candidatura internacionais. Acompanhar de perto as aprovações no exterior que ocorrem todos os anos, especialmente por meio do Painel de Aprovados, foi um fator motivacional para mim. Eu sonhava com o dia em que chegaria a minha vez”, completa.
E mais do que oferecer um ambiente inspirador, Álvaro também destaca a importância de contar com a orientação especializada do Etapa para os processos de admissão de outros países. “O Setor Internacional foi um componente essencial para minha aprovação. Do início ao fim do Ensino Médio, meu desempenho acadêmico foi acompanhado de perto pela coordenação, que me ajudou a definir metas e, ainda, com toda a parte burocrática do application¹”, explica.
“Sem falar nas aulas preparatórias para as provas padronizadas e os exames de proficiência, que contribuíram para que eu tivesse um bom desempenho nesses testes, e, ainda, as tutorias que recebi durante a produção das essays². A coordenação do Etapa esteve ao meu lado até nas festas de fim de ano, revisando e me ajudando a escrever essas redações. Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim e sempre lembrarei com carinho de todos”, acrescenta.
Álvaro precisou escrever mais de 40 textos para os processos de candidatura das universidades do exterior. “Em meu personal statement³, eu contei sobre minha experiência em liderar o projeto de desenvolvimento de uma startup4 com meus colegas durante o curso de Empreendedorismo e Finanças do Colégio, que nos permitiu fazer uma apresentação para os empresários ligados a uma das maiores incubadoras de startups da América Latina”, pontua.
“Já nas essays, precisei explicar por que gostaria de estudar em cada instituição, falar a respeito do meu envolvimento com as atividades extracurriculares de meu interesse e contar sobre um momento em que contribuí de forma significativa para minha comunidade e como essa experiência me transformou, por exemplo. Nesses momentos, eu escrevi sobre a minha experiência com o Vontade Olímpica de Aprender (VOA), uma iniciativa socioeducativa que oferece aulas preparatórias para as competições culturais e na qual, hoje, sou coordenador de Matemática”, compartilha.
“Além disso, todas as universidades para as quais apliquei exigiram cartas de recomendação. Eu pedi essa documentação para professores com os quais tenho uma relação bem próxima. Dessa forma, o que é escrito ganha mais força, já que os docentes conseguem apresentar boa parte da sua trajetória acadêmica, destacando seus diferenciais a partir das experiências que viveram juntos”, destaca.
“Os processos de candidatura de algumas instituições também exigem a realização de entrevistas. No caso da Emory University, as entrevistas estavam ligadas a um programa de scholarships. Em uma delas, participei de uma atividade em grupo, na qual eu e outros dois candidatos precisamos solucionar enigmas para fugirmos de um escape room5, ao passo que os admission officers6 avaliavam nossas habilidades de comunicação e para trabalhar em grupo”, complementa.
O ex-aluno do Colégio Etapa conquistou duas bolsas de estudo por mérito acadêmico nessa instituição, para as quais ele foi selecionado graças à sua classificação como finalista do The Robert W. Woodruff Scholarship, que integra o Emory Scholars Program. Esse resultado se torna ainda mais expressivo quando consideramos que quase 15 mil estudantes se candidataram ao programa, sendo que apenas 124 candidatos foram selecionados para a fase final e ele foi o único brasileiro na lista.
O jovem também conquistou financial aid de US$ 30 mil na Case Western Reserve University, contra US$ 50 mil de bolsa de estudo por mérito acadêmico na Emory University, onde ele escolheu estudar Negócios e Ciência da Computação. Agora, enquanto espera o início das aulas na faculdade, Álvaro está oferecendo mentoria para os alunos do Colégio Etapa que desejam estudar no exterior e, ainda, fazendo planos.
“Vou aproveitar a oportunidade de estudar nos Estados Unidos para conhecer melhor o mercado de startups, o que vai me ajudar a definir em qual área vou empreender. E, justamente por querer trabalhar com empreendedorismo, pretendo voltar para o Brasil, já que o nosso país possui um grande potencial nessa área. Sem falar que seria muito bacana contribuir para a capacitação, a inovação e a transformação do meu país de origem”, conclui.
Considerada a 21ª melhor instituição de ensino superior dos Estados Unidos, segundo o U.S. News & World Report, a Emory University oferece mais de 70 cursos de graduação, cuja formação em Negócios se destaca devido à reputação da Emory’s Goizueta Business School.
“Por ser uma das escolas de Negócios mais renomadas do país, eu terei aulas com professores reconhecidos mundialmente por suas pesquisas, palestras com diretores executivos de sucesso e, consequentemente, oportunidades únicas de networking7. Ademais, a Emory estimula os estudantes a participarem de projetos de impacto social, especialmente em Atlanta, que é um polo de empreendedorismo, o que vai me gerar ótimas oportunidades de estágio. Sem falar que já fiz amizade com colegas da Bolívia, do Paquistão, do Quênia, do Sri Lanka, entre outros países”, finaliza.
Eleita a segunda melhor universidade francesa pelo Times Higher Education (THE), a École Polytechnique (l’X) é uma instituição de excelência em Ciência e Tecnologia que, além de oferecer uma educação científica reconhecida mundialmente, fornece uma formação multidisciplinar para seus estudantes.
Em 2021, o Colégio Etapa e a l’X firmaram um acordo de cooperação que concede condições facilitadas para os nossos alunos se candidatarem ao programa de Bacharelado em Ciências da instituição. Vale destacar que somos a única escola do continente americano a ter uma parceria com essa universidade. Além do Colégio Etapa, apenas outras quatro instituições de educação básica possuem um convênio com a l’X. Essas escolas estão situadas na Alemanha, na Rússia, na Tailândia e no Vietnã.
1Application: processo admissional de instituições internacionais de ensino superior.
2Essays: redações de cunho autobiográfico obrigatórias nos processos de candidatura de universidades do exterior.
3Personal statement: espécie de carta de motivação que pode ser exigida nos processos seletivos de instituições internacionais de ensino superior.
4Startup: empresa emergente que visa revolucionar o setor em que atua.
5Escape room: jogo no qual os participantes precisam encontrar e desvendar pistas para saírem de uma sala.
6Admission officer: profissionais responsáveis pelo processo de admissão de uma universidade do exterior.
7Networking: rede de contatos acadêmicos e profissionais.