MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Etapa firma parcerias com universidades europeias renomadas

Por Colégio Etapa em 30/04/2021
Subiu para quatro o número de parcerias com universidades europeias renomadas firmadas com o Colégio Etapa. Saiba mais no post!

Em 2021, o Colégio Etapa firmou duas parcerias com universidades europeias renomadas: a École Polytechnique, localizada na França e considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE); e a Universidade de Coimbra, localizada em Portugal e reconhecida como uma das universidades mais tradicionais da Europa.

“Desde a sua criação, em 2014, o Setor Internacional do Colégio Etapa oferece um programa educacional abrangente, com aulas avançadas e ministradas em inglês e, ainda, atividades extracurriculares que são valorizadas pelas melhores universidades do mundo. Com isso, os estudantes conseguem se destacar nos processos seletivos das principais instituições internacionais de ensino superior”, afirma Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

“Nos últimos cinco anos, nossos alunos conquistaram mais de 500 aprovações em universidades da América do Norte, da Europa, da Ásia e da Oceania. Naturalmente, resultados como esses contribuem para a reputação do Colégio no exterior, de modo que os representantes de outras universidades passaram a visitar a nossa escola regularmente, interessados em comprovar a excelência da nossa metodologia de ensino”, completa Motta.

“A partir dessas visitas, foi possível cultivar uma relação de confiança entre a escola e as universidades, que trouxe vantagens para todos: de um lado, os alunos conseguiram compreender melhor as particularidades dos processos seletivos das universidades internacionais, o que contribuiu para elaborarem college lists¹ mais alinhadas aos seus interesses; e do outro, os responsáveis pelos departamentos de admissão sabem o que esperar desses candidatos, facilitando o processo seletivo”, conclui o coordenador.

Com esses acordos, subiu para quatro o número de parcerias firmadas entre universidades europeias renomadas e o Colégio Etapa. Saiba quais são as instituições e os benefícios para os nossos alunos a seguir!

 

École Polytechnique

Subiu para quatro o número de parcerias com universidades europeias renomadas firmadas com o Colégio Etapa.

 

Fundada em 1794, a École Polytechnique (l’X) é considerada uma das melhores escolas de Ciência e Tecnologia da França. Nos últimos anos, a universidade tem investido na reformulação de seu modelo educacional, com o intuito de atrair cada vez mais estudantes internacionais. Segundo dados da instituição, cerca de 80% do corpo discente é oriundo de outros países ou possui dupla nacionalidade.

E, para facilitar a comunicação, todas as aulas são ministradas em inglês. Mas a instituição de ensino superior também oferece cursos de francês para incentivar a socialização entre os estudantes nativos e de outros países.

Em 2019, recebemos pela primeira vez os representantes da École Polytechnique. Na ocasião, Léa Colomer, gerente de Marketing Internacional da instituição, afirmou que os alunos do Etapa “têm exatamente o perfil que nós estamos buscando". "E a l’X acredita que a diversidade cultural traz ganhos sociais e acadêmicos para toda a nossa comunidade”, completou Colomer.

Essa aproximação entre a nossa escola e a instituição rendeu frutos já no ano seguinte: em 2020, Rafael José Silva Coelho foi o primeiro aluno do Colégio Etapa a conquistar uma aprovação na l’X.

E, em 2021, a École Polytechnique e o Colégio Etapa firmaram um acordo de cooperação para facilitar o processo de admissão dos jovens que pretendem cursar a graduação na universidade. A principal vantagem dessa parceria é que os nossos alunos poderão se candidatar ao processo seletivo do programa de Bacharelado em Ciências diretamente no departamento de admissões da instituição, apresentando o histórico escolar, as cartas de recomendação e os resultados obtidos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o acordo, apenas o Colégio Etapa e outras quatro escolas de Ensino Médio – localizadas na Alemanha, na Rússia, na Tailândia e no Vietnã – poderão contar com essas condições facilitadas de ingresso nos cursos da École Polytechnique.

Já no caso das escolas que não possuem parcerias com a l’X, o processo seletivo conta com etapas adicionais. Os estudantes devem realizar a candidatura por intermédio da Campus France, entidade governamental de fomento ao ensino superior francês, além de fazer testes de aptidão acadêmica e, ainda, participar de uma série de entrevistas com os representantes da instituição para comprovar que detêm o conhecimento necessário para estudar na universidade.

 

Universidade de Coimbra

Subiu para quatro o número de parcerias com universidades europeias renomadas firmadas com o Colégio Etapa.

 

Fundada em 1290, em Portugal, a Universidade de Coimbra (UC) é uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo. A exemplo de outras faculdades europeias, a UC conta com diversas modalidades de ingresso destinadas aos estudantes internacionais.

No caso dos brasileiros que estão concluindo o ensino regular, a universidade considera o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os estudantes. Já no caso dos candidatos que possuem dupla nacionalidade, é necessário realizar a candidatura diretamente na instituição, seguindo todos os requisitos necessários para os cidadãos portugueses.

Mas a parceria firmada com o Colégio Etapa vai além do processo de admissão para a graduação. Nesse caso, o intuito da universidade é construir um relacionamento com os candidatos já no Ensino Médio, por meio de cursos de verão, programas de intercâmbio e, ainda, projetos de iniciação científica, nos quais os nossos alunos poderão aprender e trocar experiências com os estudantes e professores de Coimbra.

“O acordo com a Universidade de Coimbra, que terá início este ano, trará muitos benefícios para as próximas gerações de estudantes do Etapa, tanto a nível acadêmico quanto para a tomada de decisão sobre a escolha da carreira. Por outro lado, os representantes do departamento de admissão da UC terão a oportunidade de conhecer o perfil dos nossos alunos e isso pode aumentar as chances de aprovação nos cursos universitários da instituição”, encerra Motta.

 

Parcerias mais longas: Institut National des Sciences Appliquées (INSA) e Fédération Gay-Lussac

As parcerias internacionais firmadas pelo Colégio Etapa ainda incluem outras duas outras instituições francesas de ensino superior: há mais de uma década, nossos alunos contam com condições facilitadas para ingressarem no Institut National des Sciences Appliquées (INSA) e na Fédération Gay-Lussac. Nos dois casos, os candidatos devem atender aos mesmos requisitos exigidos pela École Polytechnique.

Até o momento, os alunos do Etapa já conquistaram 35 aprovações nessas instituições, sendo 24 no INSA e 11 na Fédération Gay-Lussac.

 

Institut National des Sciences Appliquées (INSA)

Subiu para quatro o número de parcerias com universidades europeias renomadas firmadas com o Colégio Etapa.

 

Criado em 1957, o INSA é reconhecido mundialmente pela excelência acadêmica dos seus cursos, especialmente de Engenharia e de Ciências Exatas. Atualmente, a instituição possui sete campi distribuídos pela França e, ainda, uma universidade localizada no Marrocos (INSA Euro-Mediterranée).

O INSA tem o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior na França, formando engenheiros para atender às demandas do mercado de trabalho. A instituição também valoriza a diversidade de seu corpo discente, por isso tem recebido cada vez mais estudantes internacionais: segundo dados da própria universidade, 27% dos alunos são oriundos de mais de 125 países.

Além disso, o INSA realiza diversas iniciativas para selecionar estudantes ao redor do mundo. No caso do Brasil, os candidatos podem se inscrever por meio do AMERINSA, programa destinado à qualificação de jovens que se destacam na área de Engenharia na América Latina.

 

Fédération Gay-Lussac

Subiu para quatro o número de parcerias com universidades europeias renomadas firmadas com o Colégio Etapa.

 

A Fédération Gay-Lussac foi fundada em 1994 e é composta por 20 escolas dedicadas à formação de engenheiros químicos. Além dos cursos de graduação, a instituição também se destaca pela vasta oferta de cursos de especialização em Química.

E, assim como o INSA, a Gay-Lussac também valoriza as candidaturas dos estudantes internacionais e promove ações para garantir a adaptação deles. Um exemplo disso é o Semestre de Pré-Integração, no qual os alunos viajam para a França seis meses antes do início do ano letivo, para aprender mais sobre Ciências Exatas, o idioma e a cultura da França em uma das escolas da Fédération. Os brasileiros são encaminhados para a École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes.

    

Quer saber mais? Então acesse o site do Colégio Etapa para saber como nós podemos te ajudar a realizar o sonho de estudar no exterior.

 

¹College lists: listas de universidades para as quais o estudante pretende se candidatar.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades