MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2020: Rafael José Silva Coelho

Por Colégio Etapa em 07/09/2020
Rafael José Silva Coelho vai estudar Engenharia de Produção em uma das melhores universidades americanas

École Polytechnique e Northwestern University

 

Rafael José Silva Coelho, 18 anos, iniciou os estudos no Colégio Etapa na 1ª série do Ensino Médio em 2017. Após estudar todo o Ensino Fundamental em escolas públicas de São Caetano do Sul, o jovem foi contemplado com uma bolsa de estudos para estudar no Etapa.

“A característica do Etapa que mais me atraiu foi a excelência em olimpíadas científicas, porque eu sempre fui competitivo e tinha vontade de me desenvolver por meio das competições”, diz.

Não por acaso, Rafael conquistou cinco medalhas nos últimos anos: uma medalha de bronze no Canguru de Matemática em 2018; duas medalhas de ouro (2018 e 2019) e uma de prata (2017) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); e por fim, uma medalha de bronze na fase nacional do Torneio Internacional dos Jovens Físicos (IYPT) em 2019.

 

Fome de mudança

Foi no Etapa que Rafael descobriu que estudar no exterior era um sonho possível. Para isso, ele contou com o apoio do Setor Internacional para se candidatar aos cursos de verão das universidades, que são uma oportunidade para conhecer de perto as instituições e, ao mesmo tempo, conta pontos para o application1.

E Rafael foi aprovado em três desses cursos. Em 2018, ele participou do programa da Academia Latino-Americana de Liderança. Já em 2019, Rafael foi aceito no Programa Internacional de Liderança, Enriquecimento e Desenvolvimento da University of Notre Dame e, também, no Programa de Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável da Yale University, o qual escolheu fazer.

“Durante duas semanas, eu estive em contato com o que há de mais moderno em metodologias de impacto social e de desenvolvimento sustentável. Contudo, eu acredito que a melhor parte do curso da Yale University foi a troca de conhecimentos com os meus colegas. A turma tinha cerca de 260 estudantes de 100 países, por isso o intercâmbio cultural foi uma experiência inesquecível”, destaca.

Antes mesmo do curso realizado na Yale University, Rafael já se dedicava a algumas iniciativas para combater a desigualdade na educação no Brasil. Durante o Ensino Médio, ele criou um programa de monitoria para estudantes de escolas públicas se prepararem para ingressar em escolas privadas como bolsistas.

Rafael José Silva Coelho também foi líder e um dos professores do English&Care, projeto criado por um ex-aluno do Etapa, por meio do qual são oferecidas aulas de inglês para as crianças que são pacientes de hemodiálise do Hospital das Clínicas. Como elas precisam faltar à escola para fazer o tratamento, muitas apresentam dificuldades em determinadas disciplinas.

Com o tempo, Rafael conseguiu ampliar a participação de alunos do Etapa no projeto, que também passou a oferecer aulas de Ciências, Dança, Música e Tecnologia.

“Contei com o apoio de muitas pessoas para chegar onde estou, por isso eu me engajo em todos os projetos que surgem. Quero inspirar pelo exemplo e retribuir a ajuda que recebi por meio de ações que gerem impacto social na minha comunidade”, conta.

Essas atividades, combinadas com o excelente histórico acadêmico de Rafael, contribuíram para a sua aprovação em duas universidades do exterior. Ele foi aceito nos cursos de Matemática e de Física da École Polytechnique, localizada na França, e no curso de Engenharia de Produção da Northwestern University, que fica nos Estados Unidos, onde ele irá estudar.

 

Rafael José Silva Coelho escolheu estudar na Northwestern University.

 

Além desses resultados, o jovem também foi aprovado no curso de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (USP) por meio do processo seletivo exclusivo para estudantes que participam de olimpíadas científicas.

“O apoio do Setor Internacional foi fundamental para as minhas aprovações, especialmente na reta final da preparação. Eles me apoiaram em todas as fases, desde a escolha das universidades até o apoio moral nos momentos mais difíceis. Sou grato e guardo todas essas lembranças com muito carinho, pois sei que o caminho seria ainda mais difícil sem o apoio do Etapa”, afirma.

Enquanto aguarda o início do primeiro semestre da graduação, Rafael faz muitos planos. “Pretendo realizar uma pesquisa sobre a desigualdade educacional no Brasil e, com base nesses dados, planejar políticas públicas que modifiquem esse cenário. Em paralelo, pretendo fundar uma ONG para dar continuidade ao legado daqueles que me ajudaram no passado”, destaca.

 

Sobre a Northwestern University

A Northwestern University é considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Com uma taxa de aprovação de 8%, a instituição é uma das mais concorridas do país.

Northwestern é reconhecida pela produção de conhecimento científico, e os seus estudantes podem participar dos projetos de pesquisa desde a graduação. Além disso, a instituição possui muitos clubes para que os undergraduates² complementem o aprendizado por meio de atividades extracurriculares. Entre os destaques, está o Entrepreneurship in Action, no qual os participantes colocam em prática os seus conhecimentos sobre o empreendedorismo social.

 

1Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.

²Undergraduates: estudantes de graduação.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades