Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

3 dicas de como escolher um cursinho pré-vestibular on-line

Além do modelo presencial, os vestibulandos também contam com os cursinhos pré-vestibulares on-line. Saiba mais no post!

Fazer um curso pré-vestibular pode fazer a diferença na preparação para as provas. Isso porque os cursinhos ajudam os estudantes a organizarem um cronograma de estudos estruturado por meio de uma rotina semanal com aulas, exercícios e simulados. Além disso, os vestibulandos também podem contar com todo o apoio necessário para enfrentarem a maratona de estudos e de exames, visto que os cursos oferecem materiais didáticos, orientação pedagógica e plantões para tirar dúvidas com o apoio da tecnologia.

Outra vantagem é que os estudantes podem escolher o formato de aulas mais adequado para as suas necessidades. Além do modelo presencial, os vestibulandos também contam com os cursos pré-vestibulares on-line.

Quer saber mais sobre essa modalidade de ensino? Então continue a leitura para descobrir como os cursinhos pré-vestibulares on-line funcionam, quais são suas vantagens e desvantagens e, ainda, o que você deve avaliar na hora de escolher um.

 

Como funciona um curso pré-vestibular on-line?

“Existem dois modelos de cursinho pré-vestibular on-line: um em que as aulas são transmitidas ao vivo e outro em que elas são gravadas, editadas e, posteriormente, exibidas. Enquanto as gravações podem ser acessadas de computadores, tablets ou celulares, no caso das aulas ao vivo, os estudantes precisam apenas ter acesso a uma conexão de internet estável para evitar os transtornos causados por perda ou falhas de sinal durante as transmissões”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

O ensino a distância permite que os professores transmitam seus conhecimentos simultaneamente para estudantes de diferentes localidades. Os cursinhos on-line que fornecem aulas gravadas possibilitam ainda que os vestibulandos assistam os vídeos nos horários que considerarem mais oportunos.

“Além disso, em ambos os formatos de cursinho pré-vestibular on-line, a quantidade de aulas e de conteúdos costumam ser iguais ao que é oferecido na modalidade presencial. E, geralmente, os vestibulandos também têm acesso aos materiais didáticos, com os conteúdos vistos nas aulas e exercícios para treinar, além de plantões de dúvidas virtuais de todas as disciplinas”, relata Pitoscio.

 

Quais são as vantagens e as desvantagens de fazer um cursinho pré-vestibular on-line?

“Tanto os cursos pré-vestibulares on-line cujas aulas são gravadas quanto os que disponibilizam as gravações das transmissões permitem que os estudantes criem um plano de estudos personalizado e adequado às suas necessidades. Além disso, eles podem pausar as aulas para fazer anotações ou até mesmo resolver um determinado exercício proposto antes do professor e depois assistir à resolução da questão”, destaca Pitoscio.

“Outro fator importante diz respeito ao tempo poupado com o deslocamento. No modelo presencial, é necessário que os vestibulandos se desloquem até a unidade do cursinho para assistir às aulas. Já no formato on-line, eles podem usar esse tempo com outras atividades. Ademais, o cursinho pré-vestibular on-line proporciona uma economia com despesas relativas ao transporte e à alimentação”, complementa Pitoscio.

Em contrapartida, com o ensino a distância, os estudantes não se beneficiam tanto da convivência com os colegas e os professores quanto no modelo presencial, o que pode ser uma motivação para os estudos.

“Outra diferença é que, no modelo presencial, os horários de início, intervalo e término das aulas são determinados pelo cursinho. Já no formato on-line, os estudantes podem elaborar e seguir seu próprio esquema de aulas. Contudo, os vestibulandos devem ter disciplina, gerenciando bem o tempo e aproveitando ao máximo as aulas oferecidas virtualmente”, avalia Pitoscio.

“Além disso, as distrações podem ser maiores em casa, o que pode fazer os estudantes se dispersarem e perderem um tempo precioso de estudos. Por isso, é fundamental ter determinação e foco para alcançar bons resultados com o cursinho a distância”, conclui Pitoscio.

 

Como escolher um curso pré-vestibular on-line?

1) Faça uma autoavaliação:

Antes de mais nada, os vestibulandos precisam avaliar qual é o formato que vai se adequar melhor às suas características e necessidades. “A escolha por um ou outro modelo depende muito do perfil do estudante. Aqueles que são mais focados, determinados e possuem uma boa infraestrutura em casa, como acesso a uma internet estável e local adequado para os estudos, podem se beneficiar do cursinho pré-vestibular on-line”, afirma Pitoscio.

Por isso, é fundamental que os vestibulandos avaliem os prós e os contras de cada uma das modalidades e, assim, façam uma boa escolha.

 

2) Analise as opções disponíveis:

Se você concluiu que o formato on-line é a melhor alternativa para seu perfil, agora precisa pesquisar as opções de cursos disponíveis. Nesse momento, é importante se informar sobre o método de ensino e as tecnologias educacionais utilizadas por cada instituição.

“Os estudantes também devem procurar saber quais recursos serão necessários para o acompanhamento das aulas. Além disso, eles devem verificar se terão acesso a materiais didáticos físicos ou digitais e, ainda, que outros recursos serão disponibilizados para os vestibulandos, como plantões de dúvida, aulas de reforço e simulados”, complementa Pitoscio.

“Por último, os estudantes também devem se informar sobre como será o sistema de transmissão de conteúdo, ou seja, se as aulas serão gravadas ou transmitidas ao vivo. Ademais, eles devem verificar se terão acesso às aulas mesmo fora do horário de veiculação dos vídeos e por quanto tempo elas ficarão disponíveis”, conclui Pitoscio.

 

3) Informe-se sobre a reputação das instituições:

“Um aspecto muito importante é escolher um cursinho pré-vestibular on-line que possua experiência com o ensino a distância e cujos professores estejam em sintonia com as principais tendências dos últimos vestibulares”, destaca Pitoscio.

Por isso, os vestibulandos devem se informar sobre a tradição dos cursos avaliados e buscar referências sobre a reputação de cada instituição no mercado e, principalmente, com ex-alunos. Outra orientação é avaliar os resultados dos ex-alunos de cada cursinho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos exames das principais universidades do país.

 

Gostou dessas informações sobre como escolher um curso pré-vestibular on-line? No Etapa On, você conta com a força do nosso ensino sem sair de casa. Saiba mais sobre essa modalidade de cursinho em nosso site.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Confira 10 dicas de estudantes aprovados no vestibular
Os 7 melhores métodos de estudo para ir bem nas provas
Posts relacionados
5 dicas de como manter a rotina de estudos nas férias
5 dicas de como manter a rotina de estudos nas férias
Confira 5 dicas de como ter foco e disciplina nos estudos
Confira 5 dicas de como ter foco e disciplina nos estudos
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog