Fazer um cursinho pré-vestibular é uma forma efetiva de se preparar para as provas, uma vez que ele ajuda os estudantes a organizarem um cronograma de estudos estruturado por meio de uma rotina semanal com aulas, exercícios e simulados.
Além disso, os vestibulandos ainda podem contar com todo o apoio necessário para enfrentar a maratona de estudos e de exames, incluindo materiais didáticos, orientação pedagógica e plantões de dúvidas. Outra vantagem é poder escolher o formato de aulas mais adequado para as suas necessidades: o presencial ou a modalidade de cursinho pré-vestibular on-line.
Quer saber mais sobre esse modelo de ensino totalmente digital? Então continue a leitura para descobrir:
- Como funciona um curso pré-vestibular on-line;
- Vantagens e desvantagens de fazer um cursinho pré-vestibular on-line;
- Como escolher um curso pré-vestibular on-line.
Como funciona um curso pré-vestibular on-line?
Nesta modalidade, existem dois modelos de curso disponíveis: um em que as aulas são transmitidas ao vivo e outro em que elas são gravadas, editadas e, posteriormente, disponibilizadas.
Isso significa que o ensino à distância permite aos professores transmitir seus conhecimentos simultaneamente para estudantes de diferentes localidades. O cursinho pré-vestibular on-line com aulas gravadas também possibilita que os vestibulandos assistam aos vídeos nos horários mais oportunos.
“Além disso, em ambos os formatos, a quantidade de aulas e de conteúdos costuma ser igual à que é oferecida na modalidade presencial. E, geralmente, os vestibulandos também têm acesso aos materiais didáticos, com os conteúdos vistos nas aulas e exercícios para treinar, além de plantões de dúvidas virtuais de todas as disciplinas”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.
Confira vantagens e desvantagens de fazer um cursinho pré-vestibular on-line
Em um mundo cada vez mais conectado, o ensino à distância emerge como uma alternativa eficaz e prática. Nesse sentido, contar com um cursinho pré-vestibular on-line é uma forma de se preparar para o vestibular, alinhada à conveniência e à flexibilidade que alguns estudantes precisam. Mas é necessário ficar atento aos prós e contras desse formato.
Vantagens do cursinho pré-vestibular on-line
Confira a seguir os principais benefícios de optar por um curso preparatório on-line para o vestibular:
Criação de planos de estudo personalizados
Muitos cursos pré-vestibulares on-line gravam as aulas e, posteriormente, disponibilizam para os estudantes. Com isso, eles podem criar um plano de estudos personalizado, levando em consideração suas necessidades e rotina. Isso significa que os alunos conseguem rever os conteúdos nos horários mais adequados de acordo com suas atividades diárias e priorizar as disciplinas em que percebem pontos de melhoria.
“Além disso, eles podem pausar as aulas para fazer anotações ou até mesmo resolver um determinado exercício proposto pelo professor e depois assistir à resolução da questão”, destaca Pitoscio.
Otimização de tempo e recursos
“Outro fator importante diz respeito ao tempo poupado com o deslocamento. No modelo presencial, é necessário que os vestibulandos se dirijam até a unidade do cursinho para assistir às aulas. Já no formato on-line, eles podem usar esse tempo com outras atividades. Ademais, o cursinho pré-vestibular on-line proporciona uma economia com despesas relativas ao transporte e à alimentação”, complementa Pitoscio.
Plataforma intuitiva
Falando especificamente da tecnologia educacional do Curso Etapa, ela é intuitiva e repleta de recursos que complementam a jornada do conhecimento, tornando-a mais envolvente e efetiva. Entre eles estão:
- Área exclusiva para os alunos;
- Aulas ao vivo e aulas gravadas;
- Aplicativos que visam aprimorar a redação dos alunos;
- Plantão de dúvidas e setor de apoio on-line.
Desvantagens do cursinho pré-vestibular on-line
Confira a seguir as principais desvantagens dos cursos preparatórios on-line para o vestibular:
Falta de convivência
Com o ensino à distância, os estudantes não se beneficiam tanto da convivência com os colegas e com os professores como no modelo presencial. O contato com outras pessoas na mesma situação (preparo para os vestibulares) pode ser uma motivação para os estudos, além de gerar trocas de experiências muito ricas.
Aumento da responsabilidade
“No modelo presencial, os horários de início, intervalo e término das aulas são determinados pelo cursinho. Já no formato on-line, os estudantes podem elaborar e seguir seu próprio esquema de aulas. Contudo, os vestibulandos devem ter disciplina, gerenciando bem o tempo e aproveitando ao máximo as aulas oferecidas virtualmente”, ressalta Pitoscio.
O coordenador pedagógico do Curso Etapa também pontua que as distrações costumam ser maiores em casa, o que pode fazer os estudantes se dispersarem e perderem um tempo precioso de estudos. Por isso, é fundamental ter determinação e foco para alcançar bons resultados com um cursinho à distância.
Como escolher um curso pré-vestibular on-line?
Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens do cursinho pré-vestibular on-line, entenda o que observar para escolher a opção ideal:
Analise as opções disponíveis
Pesquise as opções de cursos disponíveis e não deixe de se informar sobre o método de ensino e as tecnologias educacionais utilizadas por cada instituição.
“Os estudantes também devem procurar saber quais recursos serão necessários para o acompanhamento das aulas. Além disso, eles precisam verificar se terão acesso aos materiais didáticos físicos ou digitais, e que outros recursos serão disponibilizados, como plantões de dúvida, aulas de reforço e simulados”, afirma João Pitoscio.
É necessário que os estudantes se informem sobre como será o sistema de transmissão de conteúdo, ou seja, se as aulas serão gravadas ou transmitidas ao vivo. Além disso, eles devem verificar se terão acesso às aulas mesmo fora do horário de veiculação dos vídeos e por quanto tempo elas estarão disponíveis.
Informe-se sobre a reputação das instituições
“Um aspecto muito importante é escolher um cursinho pré-vestibular on-line que possua experiência com o ensino à distância e cujos professores estejam em sintonia com as principais tendências dos últimos vestibulares”, destaca Pitoscio.
Por isso, os vestibulandos devem se informar sobre a tradição dos cursos avaliados e buscar referências sobre a reputação de cada instituição no mercado. Para isso, é muito importante procurar a opinião de ex-alunos, avaliar os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos exames das principais universidades do país.
Agora que você já sabe como escolher um cursinho on-line, é preciso aproveitar ao máximo o que ele oferece. Maximize o seu aprendizado se atentando aos seguintes pontos:
- Administre o seu tempo de estudo;
- Engaje-se ativamente nas aulas;
- Crie um cronograma de estudos consistente;
- Adote estratégias eficientes de aprendizado on-line, como anotações detalhadas e participação em fóruns.
Cada uma dessas informações é fundamental para potencializar a eficácia dos seus estudos. Se você gostou desse conteúdo, conheça nossos cursos on-line e conte com a força do nosso ensino sem sair de casa!
Comment