Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

O que é e como aplicar a gamificação na Educação Infantil?

Conheça os benefícios da aplicação da gamificação na Educação Infantil.

Durante a Educação Infantil, as crianças têm o primeiro contato com o universo acadêmico. Por isso, essa etapa possui um papel fundamental para o engajamento dos estudantes. Afinal, quanto maior for o estímulo nessa faixa etária, maior será o interesse das crianças pelos estudos.

Para tanto, os professores precisam buscar formas de despertar a curiosidade e motivar a participação das crianças nas atividades escolares. Nesse sentido, a gamificação é um recurso bastante eficaz, uma vez que contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir o que é gamificação e quais são as vantagens de aplicar esse recurso na Educação Infantil.

 

O que é gamificação?

A gamificação pode ser entendida a partir da compreensão de outro termo: a ludicidade. Essa expressão é utilizada para se referir a um conjunto de ações que envolvem a aplicação de jogos e de brincadeiras principalmente na Educação Infantil. Afinal, a presença de atividades lúdicas nesse ciclo possui diferentes benefícios, incluindo a adaptação na escola e o estímulo à formação acadêmica e pessoal das crianças, por exemplo.

E a gamificação nada mais é do que um desdobramento da aplicação de jogos e de brincadeiras no processo pedagógico. Isso porque esse termo não se refere apenas à presença de atividades com caráter lúdico no cotidiano escolar, mas também ao uso da estética, das dinâmicas e das mecânicas dos jogos para engajar os estudantes e complementar o aprendizado.

Sendo assim, a gamificação é uma estratégia que consiste na incorporação do universo dos jogos no processo pedagógico, de forma a estimular a motivação na busca pelo conhecimento. Para tanto, esse recurso envolve uma progressão acadêmica, orientada pelo estabelecimento de metas e de um esquema com contagem de pontos ou progressão de fases, tal como ocorre com os games.

“Assim, os estudantes aprendem conforme incorporam o sistema do jogo, o que ocorre de acordo com o engajamento e o prazer que eles sentem ao passar de fase, descobrir coisas novas e conquistar recompensas”, destaca Felipe Oliveira, professor de Robótica do Colégio Etapa.

gamificação na Educação Infantil (1)

 

Como a gamificação pode ser aplicada na educação básica?

“A gamificação pode ser aplicada no processo pedagógico por meio de jogos analógicos ou digitais. Mas, para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes, é preciso que esta estratégia apresente elementos comuns de qualquer jogo, como sistema de pontuação e de recompensas, além de regras e metas claras. Já o caráter lúdico presente na atividade pode ser balanceado de acordo com a faixa etária do público-alvo”, explica Oliveira.

“Para crianças da Educação Infantil, por exemplo, ter personagens e cenários mais dinâmicos costumam ser um bom atrativo. A gamificação nessa fase também pode envolver desde uma caça ao tesouro, com pistas e pequenos enigmas que despertam a curiosidade das crianças e as motivam a buscar a recompensa, até um jogo de tabuleiro que auxilie na alfabetização, de forma que as casas sejam letras e que, para avançar, seja preciso formar palavras”, acrescenta Oliveira.

“Essencialmente, qualquer atividade competitiva, incluindo as presenciais, podem conter elementos de gamificação. Mas, no contexto educacional contemporâneo, essa estratégia é cada vez mais associada a jogos eletrônicos, pois eles despertam grande interesse entre os estudantes da educação básica”, afirma Erick Nimtz, gestor do setor de Games e de Data Science do Grupo Etapa.

“Por isso, jogos digitais que introduzem o raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil são cada vez mais importantes, pois muitas crianças passam a ter contato com os aparelhos eletrônicos antes mesmo de aprenderem a ler, a escrever e fazer operações simples”, complementa Oliveira.

 

Quais são as vantagens da gamificação na Educação Infantil?

A gamificação pode ser utilizada com estudantes de diferentes faixas etárias, uma vez que contribui para o desenvolvimento acadêmico das crianças, dos adolescentes e até dos adultos. Nesse sentido, os benefícios da aplicação desse recurso na Educação Infantil se destacam justamente pela importância da ludicidade para a formação dos estudantes.

“Durante a Educação Infantil, o aprendizado ocorre por meio de atividades lúdicas, visto que os jogos despertam o interesse das crianças e promovem o engajamento com os estudos. Por isso, a gamificação é um recurso bastante adequado para essa faixa etária, pois os estudantes aprendem brincando”, destaca Nimtz.

gamificação na Educação Infantil (3)

Desse modo, a gamificação colabora para um aumento do engajamento das crianças nas atividades escolares e para o desenvolvimento de novas habilidades, como autonomia, criatividade, capacidade para solucionar problemas e trabalhar em equipe de forma colaborativa. Além disso, vale destacar que esse recurso também contribui para o amadurecimento e o desenvolvimento infantil.

“A introdução de jogos na Educação Infantil permite o intercâmbio entre o universo lúdico da infância, com sonhos e brincadeiras, e o mundo adulto, com regras lógico-racionais. Enquanto a ludicidade atua como a principal maneira que as crianças conhecem e entendem o mundo, novas normas e acordos são estabelecidos por meio dos jogos”, explica Oliveira.

 

Gostou de saber mais sobre gamificação na Educação Infantil? Atualmente, o Colégio Etapa disponibiliza diversas séries de jogos, que somam mais de 100 games diferentes, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.

“No caso dos jogos de Matemática, os alunos têm contato com elementos de álgebra, além de operações aritméticas, de igualdade e de desigualdade. Embora pareçam tópicos avançados para trabalhar nestes ciclos, esses jogos evidenciam como os conteúdos podem ser inseridos desde cedo, de forma que sejam reforçados posteriormente por meio da espiral crescente”, afirma Nimtz.

“Já os jogos de tracejados englobam desde caminhos simples, como levar uma criança até a escola ou um cachorro até um osso, por exemplo, até os exercícios que envolvem a escrita das letras e dos números, de forma a estimular a coordenação motora”, conclui Nimtz.

Quer saber mais? Então conheça o Etapa Games, conjunto de jogos educativos voltado para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I que foi lançado em 2021.

 

0301_etapa games_midias sociais_final

 

Saiba o que é e por que participar de olimpíadas estudantis
Qual é a importância da literatura infantojuvenil?
Posts relacionados
Como seu filho pode aprender Matemática brincando
Como seu filho pode aprender Matemática brincando
Os benefícios da educação empreendedora para os jovens
Os benefícios da educação empreendedora para os jovens
Qual é a importância da literatura infantojuvenil?
Qual é a importância da literatura infantojuvenil?

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog