Boston University; Case Western Reserve University; Stony Brook University; University of California – Irvine; University of California – Santa Barbara; University of Delaware; University of Toronto; University of Wisconsin-Madison
Alegria, alívio e empolgação: foi assim que Sofia Kawai Sauan, ex-aluna do Colégio Etapa, se sentiu ao saber que havia sido aprovada na University of Toronto. Essa conquista concretizou o sonho de Sofia de estudar no exterior, que surgiu após um intercâmbio que a jovem realizou no Canadá, em 2019.
“Minha família sempre me incentivou a seguir esse caminho. Uma grande inspiração foi meu tio, que fez uma pós-graduação no exterior e hoje trabalha nos Estados Unidos”, explica a jovem, que escolheu o Colégio Etapa justamente por sua tradição em aprovações internacionais.
Trajetória até a aprovação
Durante sua jornada no Etapa, Sofia participou de aulas preparatórias para o SAT e TOEFL e se envolveu em atividades extracurriculares como o Clube de Leitura e os Estudos Narrativos. “Essas experiências permitiram que eu expressasse melhor minhas ideias e me apresentaram obras literárias de diversos países, ampliando meu repertório cultural”, conta.
A jovem destaca a elaboração de sua college list como um dos desafios do seu processo de application¹. “Eu decidi meu major² somente na metade do último ano do Ensino Médio. Estava em dúvida entre Engenharia Industrial e Engenharia Química, e só pude elaborar uma lista após fazer essa escolha. Para isso, levei em conta fatores como a localização, a qualidade acadêmica, o prestígio da universidade e os valores do curso”, relata.
Sofia também destaca a importância das orientações do Setor Internacional durante a sua trajetória. “Os college counselors³ do Colégio Etapa foram fundamentais, pois eles me apoiaram nos momentos em que eu me sentia perdida e esclareceram todas as minhas dúvidas sobre a candidatura. Além disso, os professores sempre estavam disponíveis para corrigir minhas essays e dar dicas sobre como eu poderia melhorá-las”, completa.
Nossa ex-aluna acredita que essas redações foram fundamentais para suas aprovações internacionais. “Eu precisava demonstrar os meus interesses acadêmicos futuros, falar sobre minha vida escolar até o momento e exprimir a minha personalidade em uma narrativa que fosse coerente e interessante. As atividades extracurriculares ocuparam uma posição de relevância na minha candidatura, pois escrevi sobre elas nas essays”, conta a jovem.
Futuro de impacto mundial
Sofia também revela porque escolheu estudar na University of Toronto: “Essa é uma das universidades mais conceituadas do Canadá, e o país oferece diversos benefícios para profissionais formados em instituições canadenses. Durante a graduação, terei a oportunidade de realizar um ano de estágio co-op⁴ na minha área, então sei que conseguirei construir um bom currículo”, explica.
Enquanto aguarda o início das aulas, a jovem aproveita o tempo com a família, os amigos e se dedica aos seus hobbies favoritos. “Tocar piano se tornou uma espécie de válvula de escape para mim, pois permite que eu me distancie um pouco das obrigações rotineiras”, revela.
A longo prazo, nossa ex-aluna sonha em utilizar sua experiência universitária para provocar impacto na resolução de questões humanas e econômicas internacionais. “O curso de Engenharia Industrial vai facilitar o meu acesso a diferentes caminhos profissionais em todo o mundo. Por essa razão, eu pretendo seguir em uma área atrelada ao avanço tecnológico, desenvolvimento de cidades ou preservação ambiental”, vislumbra.
Sobre a University of Toronto
Fundada em 1827 sob o nome de King’s College, a University of Toronto é considerada uma das universidades de maior prestígio do mundo. Entre seus alumni notáveis estão cinco primeiros-ministros do Canadá, oito vencedores do prêmio Nobel, além dos premiados escritores Margareth Atwood e Michael Ondaatje.
Com três campi — Mississauga, Scarborough e St. George —, a instituição é reconhecida por suas pesquisas acadêmicas em diversas áreas, tendo sido celeiro de importantes descobertas relacionadas às células-tronco e à tecnologia multi-touch.
¹Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses;
²Major: área de estudos principal durante a graduação em uma universidade americana;
³College counselors: orientadores educacionais;
⁴Co-op: trabalho em período integral, remunerado, realizado por estudantes de graduação que é similar aos estágios no Brasil.