MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Etapa realiza Semana dos Aprovados Internacionais 2021

Por Colégio Etapa em 25/06/2021
Confira os principais destaques da Semana dos Aprovados Internacionais 2021.

O Colégio Etapa realizou mais uma edição da Semana dos Aprovados Internacionais entre os dias 15 e 18 de junho, com a participação dos ex-alunos que conquistaram importantes aprovações em universidades no exterior em 2021. Devido à pandemia da Covid-19, o evento ocorreu virtualmente pelo segundo ano consecutivo.

Durante o evento, os jovens participaram de painéis temáticos nos quais eles compartilharam suas experiências nos processos internacionais de admissão e, ainda, dicas sobre como conquistar uma vaga em cursos de graduação interdisciplinares e em carreiras específicas das Ciências Exatas e Humanas, oferecidas por instituições de ensino superior da América do Norte, da Europa e da Ásia.

 

Confira alguns destaques da Semana dos Aprovados Internacionais 2021:

Qual é o melhor momento para se dedicar ao processo de seleção das universidades do exterior?

“As instituições internacionais de ensino superior analisam toda a trajetória dos estudantes durante o ensino regular. Por isso, é importante que o candidato se dedique a uma ou mais atividades extraclasse com o intuito de adquirir conhecimentos multidisciplinares, os quais são muito valorizados pelos departamentos de admissão das universidades”, destaca Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

Contudo, os estudantes que decidem pelo application¹ durante o Ensino Médio também têm boas chances de conquistar uma aprovação na instituição de ensino superior dos seus sonhos.

“Eu decidi que queria estudar no exterior após trocar informações com um amigo que é ex-aluno do Colégio e já tinha trilhado esse caminho. Foi ele quem me recomendou o Etapa, enfatizando que eu contaria com um departamento especializado nos processos de seleção das universidades internacionais”, explica Sophia de Godoy D’Ávila, aprovada nos cursos de Engenharia da Colorado State University, da Pennsylvania State University e da University of California.

 

Semana dos Aprovados Internacionais 2021

Da esq. para a dir.: Vitor Marconi de Souza, college counselor do Colégio Etapa, Álvaro Vaz, Julia Pastana, Rodrigo Martines, Charles Wu e Patrick Garcia 

 

Quais são os principais desafios enfrentados pelos estudantes que estão concorrendo a uma vaga nas melhores universidades do exterior?

“O maior desafio é conciliar todas as tarefas que envolvem a realização do application paralelamente ao Ensino Médio e à preparação para os vestibulares brasileiros. O estudante precisa redigir as essays², estudar para os exames de admissão, reunir toda a documentação necessária para a candidatura, entre outras coisas. Por isso, é recomendável que o candidato se organize para, assim, cumprir todas as etapas da melhor forma possível”, afirma Maria Fernanda Santana Urresti, aceita no curso de Cinema da Loyola Marymount University, nos Estados Unidos.

“Além disso, o estudante precisa refletir sobre suas aptidões e objetivos profissionais antes de elaborar a college list³. Nesse sentido, a escolha das universidades para o application pode se revelar um grande desafio, considerando as mais de 4 mil instituições existentes apenas nos Estados Unidos”, comenta Vinícius Barbosa Alvarez, aprovado nos cursos de Economia da University of Chicago, da University of Toronto e da Vanderbilt University.

“São múltiplas opções, porém o que funcionou para mim foi a construção de uma lista que contemplasse não apenas a excelência acadêmica das universidades, mas também espaços com os quais eu me identificava. O bem-estar também é um fator decisivo, se pensarmos que passaremos pelo menos quatro anos nesses locais”, observa Alvarez.

 

Dicas para os estudantes que pretendem trilhar o mesmo caminho

“Escolher uma universidade no exterior requer amadurecimento. Por isso, é muito importante pesquisar sobre as instituições e as grades curriculares que elas oferecem antes de se candidatar. Certamente, haverá uma opção que se encaixará em todos os requisitos que você considera indispensáveis em uma graduação”, diz Fernanda Ferreira Oliveira, aprovada no curso de Psicologia da Università Degli Studi di Padova.

“Também é importante considerar o quanto as universidades são reconhecidas na área do conhecimento que o estudante pretende seguir. Nesse caso, consulte os rankings por carreira para saber quais opções oferecerão mais oportunidades, de acordo com as suas aspirações profissionais”, conclui Gabrielle Lima Balestra, aceita nos cursos de Ciência Política da Case Western Reserve University, da Fordham University, da George Washington University, da Georgetown University e da Sciences Po.

 

¹Application: processo seletivo das instituições internacionais de ensino superior.

²Essays: redações de cunho autobiográfico que são exigidas nos processos de candidatura das universidades do exterior.

³College list: lista das universidades para as quais o estudante pretende se candidatar.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades