Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aluno do Etapa conquista prata na Ibero-americana de Química

Escrito por Colégio Etapa | 25/09/2019 17:43:34

O aluno do Colégio Etapa Lucas Yutaka Kuroishi conquistou medalha de prata na XXIV Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ). A competição ocorreu entre os dias 7 e 15 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

No total, a equipe que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata.

 

Colégio Etapa na OIAQ

Desde 2009, os alunos do Colégio Etapa já conquistaram 11 medalhas na OIAQ: foram seis ouros, quatro pratas e um bronze.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ)

A Olimpíada Ibero-americana de Química foi criada em 1995 com objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os países participantes, além de valorizar o ensino de qualidade das Ciências Químicas. Em 2019, a competição contou com a participação de estudantes de 17 países.

 

Conheça o nosso aluno medalhista

Lucas Yutaka Kuroishi, 17 anos, iniciou os estudos no Etapa no Ensino Fundamental I, influenciado pelo bom desempenho dos alunos do Colégio nos principais vestibulares do país.

A partir disso, Lucas começou a jornada olímpica no 5º ano, no Canguru de Matemática. Desde então, ele tem participado de competições de diversas disciplinas, incluindo Robótica e Química, que é a sua matéria favorita.

“A participação nas competições estimula o estudante a buscar conhecimentos que o auxiliem nos torneios. Essa dedicação é ainda mais importante em Química, que exige competências interdisciplinares para uma compreensão mais abrangente dos fenômenos que acontecem no mundo”, explica.

Nas competições, Lucas Yutaka Kuroishi conquistou: uma prata em 2018 e um ouro em 2019 na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP); e um bronze em 2017 na Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC).

Já na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foram um bronze em 2018 e um ouro em 2019; por fim, um ouro em 2019 na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Essa última medalha foi fundamental para a sua classificação para a Olimpíada Internacional de Química (IChO), em que ele ganhou bronze, e para a OIAQ.

Após a competição, Lucas retomará a preparação para o vestibular com o objetivo de cursar a graduação de Engenharia Química.

 

Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa

Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.