Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2022: Pedro Lengruber Lack

Escrito por Colégio Etapa | 15/06/2022 18:37:41

Imperial College London, King's College London, University of Oxford

 

Pedro de Oliveira Lengruber Lack fez história por ser o primeiro aluno do Colégio Etapa a conquistar uma aprovação na University of Oxford, considerada a melhor instituição de ensino superior do mundo pelo ranking Times Higher Education. Essa conquista é ainda mais expressiva devido ao fato de ele ter sido dispensado do Foundation Year¹ após alcançar a nota máxima nos AP Exams, que avaliam os conhecimentos dos estudantes sobre as disciplinas do programa Advanced Placement.

O jovem, natural de Nova Friburgo (RJ), iniciou os estudos em nossa escola no ano de 2020, interessado na preparação para as competições científicas e, ainda, para os processos seletivos das universidades internacionais. “Quando fui para o Reino Unido pela primeira vez, me apaixonei pelas universidades e concluí que aquele era o meu lugar. Contudo, esse sonho só deixou de ser uma idealização para se tornar uma meta alcançável quando eu entrei no Etapa”, explica.

Durante o Ensino Médio, Pedro se dedicou às olimpíadas estudantis, especialmente de Matemática. “Eu conquistei medalhas de prata (2021) e de bronze (2022) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); e integrei a equipe brasileira que participou da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 2021, conquistando uma menção honrosa”, destaca.

Para ele, as atividades extracurriculares são um grande trunfo durante o processo de admissão das universidades do exterior, porque elas ajudam a contar a história do estudante. “Não basta escrever textos vagos, é preciso apresentar às instituições o que realmente importa para o candidato. No meu caso, a participação nos torneios de Matemática demonstra que eu tenho um perfil acadêmico mais voltado à pesquisa científica”, afirma.

 

Próximo destino: Oxford

Pedro conta, ainda, que o Colégio Etapa exerceu um papel fundamental para suas aprovações. “Sem dúvidas, esse resultado não seria possível sem o apoio do Setor Internacional, que me tranquilizou, incentivou e orientou a respeito das essays², do personal statement³ e de outros requisitos das candidaturas. Eles conseguiram fazer com que eu evidenciasse o que tinha de melhor”, declara.

O jovem também conseguiu demonstrar seus conhecimentos sobre cultura geral durante a produção das essays. “Entre os assuntos, abordei a existência da Biblioteca de Alexandria, o cinema francês, as danças características do século XX e os jogos de xadrez”, conta.

O maior desafio que Pedro enfrentou durante esse processo foi a necessidade de ser sucinto. “Foi ótimo poder contar com as aulas de essays e a experiência do Setor Internacional para aprender a ser específico na medida certa. Precisei praticar muito para conseguir contar a minha história de uma maneira lógica por meio dessas redações”, ressalta.

Outro requisito dos processos de candidatura foram os testes padronizados e de proficiência, como o SAT e o TOEFL, além dos AP Exams. “Para me preparar, eu assisti às aulas dedicadas a esses temas e realizei diversos simulados. Quanto aos APs, uma boa dica é verificar as descrições dos exames no site do College Board que apontam quais serão os conteúdos cobrados”, diz.

Para as cartas de recomendação, necessárias em todas as instituições para as quais ele se candidatou, Pedro buscou avaliações dos docentes com quem tinha mais afinidade. “O mais importante é escolher professores que conheçam bem o aluno e que tenham compartilhado experiências suficientes para escrever um relato em profundidade”, aconselha.

Alguns processos seletivos ainda realizaram entrevistas — foram quatro só na University of Oxford. “Essas conversas giraram em torno de temas acadêmicos e foram conduzidas por especialistas dos cursos que eu escolhi. Já a minha preparação consistiu em estudar os assuntos que eu já havia mencionado no personal statement, além de pesquisar sobre as perguntas mais comuns nos processos de admissão para saber como respondê-las da melhor maneira possível”, recorda.

 

Planos para o futuro

Enquanto se prepara para o início das aulas, o jovem ocupa seus dias estudando para competições estudantis, preparando outros alunos para as olimpíadas de Matemática, treinando judô e estudando grego antigo.

Nos próximos quatro anos, Pedro Lengruber Lack deseja realizar um joint course⁴ em Filosofia e Matemática e, posteriormente, seguir na área acadêmica. “Pretendo me tornar um pesquisador nessas áreas — quero fazer dois mestrados e dois doutorados para me especializar em Teoria dos Números e Epistemologia”, revela.

 


Sobre a University of Oxford

Considerada a melhor universidade do mundo pelo World University Rankings 2022 da Times Higher Education (THE), a University of Oxford é uma das universidades mais antigas do mundo. Apesar de a data de fundação ser incerta, há evidências de atividades acadêmicas no local que remontam ao ano de 1096.

Até o momento, a instituição já formou mais de 120 medalhistas de olimpíadas esportivas, 26 vencedores do prêmio Nobel, sete poetas laureados e cerca de 30 líderes globais do mundo moderno. Com mais de 100 bibliotecas, a University of Oxford conta com o maior sistema bibliotecário de todo o Reino Unido.

 

¹Foundation Year: curso introdutório para a graduação exigido em diferentes países.

²Essays: redações autobiográficas que são exigidas no processo de candidatura das universidades internacionais.

³Personal statement: carta de motivação ou ensaio pessoal exigido no processo de candidatura de algumas instituições internacionais de ensino superior.

⁴Joint course: modalidade de graduação oferecida pela University of Oxford, por meio da qual o estudante tem acesso, de forma integrada, às aulas de dois cursos distintos.