MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2020: Pedro Henrique Teixeira Tavares

Por Colégio Etapa em 11/08/2020
Pedro Henrique Teixeira Tavares compartilha algumas dicas com quem pretende estudar no exterior.

King’s College, Princeton University e Yale University

 

Pedro Henrique Teixeira Tavares, 18 anos, iniciou os estudos no Colégio Etapa São Paulo no 6º ano do Ensino Fundamental. Ele conquistou uma bolsa de estudos após apresentar um bom desempenho no Desafio Etapa.

Desde a infância, Pedro demonstrou a sua vocação para a área de Exatas e, naturalmente, começou a participar de competições científicas. Com isso, nos últimos sete anos, ele conquistou mais de 25 medalhas em torneios de diferentes disciplinas.

Já no Ensino Médio, outra aptidão veio à tona: além do excelente desempenho que teve nas equipes olímpicas, Pedro também se destacou no Etapa Model United Nations (EMUN), atividade oferecida pelo Colégio Etapa que simula reuniões nos moldes dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesses encontros, os estudantes debatem assuntos de relevância política e histórica, e aprendem noções de liderança, oratória, trabalho em equipe e negociação.

E os conhecimentos adquiridos no EMUN renderam a Pedro algumas premiações em competições externas: destaque no São Paulo Model United Nations (SPMUN) em 2019; e Melhor Documento de Posicionamento Oficial e Melhor Delegado no SISA, também em 2019.

“As atividades extracurriculares foram essenciais para o meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, pois permitiram que eu explorasse mais profundamente temas desde a natureza do Universo até as relações humanas. Entre as disciplinas que eu estudei, a que mais me interessou foi a de Física, na qual eu aprofundei os meus conhecimentos – tanto que esse será o foco da minha graduação”, conta.

“Em paralelo, ainda aprendi técnicas de debate e passei a estudar problemas sociais, o que despertou em mim a vontade de lutar por uma sociedade melhor. Todo esse aprendizado foi explorado em muitas das minhas essays¹”, afirma.

 

Tempo de aprender

Para Pedro, a transformação do mundo em que vivemos depende do acesso universal a uma educação de qualidade. Por isso, ele participou de algumas iniciativas de voluntariado voltadas para essa causa social durante o Ensino Médio.

Junto com seis amigos, Pedro fundou o Curso Ipê, cujo intuito é oferecer, de forma gratuita, educação para estudantes que cursam o Ensino Médio em escolas públicas ou a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Aliado a isso, o projeto ainda conta com preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aconselhamento profissional.

“No futuro, eu pretendo trabalhar com educação, pois sei que tudo o que eu conquistei foi porque tive o privilégio de ter acesso a um sistema educacional de altíssima qualidade. Quero tornar a educação um processo pedagógico de libertação, de emancipação pessoal e de combate às desigualdades. Quero que o nosso sistema educacional seja equitativo”, diz.

Com um desempenho acadêmico excelente, projetos de voluntariado no currículo e planos tão ambiciosos para a educação pública, Pedro Henrique Teixeira Tavares atraiu a atenção de algumas das melhores universidades do mundo.

Ele foi aceito nos cursos de Ciência Política e de Física da Princeton University e da Yale University, instituições que fazem parte da Ivy League, o grupo das oito universidades mais famosas dos Estados Unidos; e no curso de Física da King’s College, considerada a sexta melhor instituição de ensino superior do Reino Unido pelo ranking U.S. News & World Report. No Brasil, Pedro foi aprovado no curso de Física da Universidade de São Paulo (USP).

O jovem divide o mérito das aprovações com os profissionais do Colégio Etapa. “Essas aprovações só foram possíveis por causa da estrutura que há por trás. Sou muito grato aos orientadores do Setor Internacional, que me auxiliaram em todas as etapas do application², aos professores, aos inspetores e aos responsáveis pela limpeza e pela manutenção”, destaca.

Por fim, Pedro compartilha algumas dicas com quem pretende estudar no exterior. “Pesquise bem sobre as universidades, para ter certeza de quais serão as suas candidaturas e de que estará feliz em qualquer uma delas. Também aproveite o processo criativo das essays para se conhecer melhor, pois esse é um momento no qual você terá que desenvolver uma compreensão profunda sobre os seus objetivos e valores. E o mais importante: destaque as características que te tornam único e a sua visão a respeito delas”, aconselha.

 

¹Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das instituições de ensino superior do Canadá e dos Estados Unidos.

²Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades