MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos do Colégio Etapa conquistam medalhas na IOAA 2021

Por Colégio Etapa em 07/12/2021
A IOAA 2021 foi realizado virtualmente entre os dias 14 e 21 de novembro.

Bruno Makoto Tanabe de Lima e Ian Seo Takose, alunos do Colégio Etapa, conquistaram, respectivamente, uma medalha de ouro e uma de prata na 14ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). No total, a delegação que representou o Brasil na competição foi condecorada com dez medalhas, sendo dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes.

A princípio, a IOAA 2021, que contou com a participação de estudantes de 48 países, seria realizada em Bogotá, na Colômbia. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o torneio ocorreu virtualmente entre os dias 14 e 21 de novembro. O resultado foi divulgado no último dia de competição.

“Para se prepararem para essa competição, nossos alunos participaram de tutorias semanais com nossos docentes e, ainda, de treinamentos olímpicos com a comissão responsável pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesses encontros, eles tiveram a oportunidade de ter contato com pesquisadores e professores universitários, além de receber orientações de ex-medalhistas”, afirma Thiago Caraviello, professor responsável pela preparação olímpica de Astronomia do Colégio Etapa.

A IOAA 2021 teve um resultado inédito para o Brasil. Foi a primeira vez que a delegação brasileira conquistou medalhas de ouro nesta competição.

“Vale destacar ainda que um dos colíderes da equipe brasileira nesta edição foi o Bruno Caixeta Piazza, ex-aluno do Colégio Etapa que conquistou uma medalha de prata na IOAA 2018. Essa participação, assim como o desempenho dos nossos alunos na competição deste ano, mostra o potencial do Colégio Etapa em manter o legado de ser um dos maiores polos preparatórios para as olimpíadas de conhecimento”, avalia Caraviello.

 

Resultados do Colégio Etapa na IOAA

Nos últimos cinco anos, os alunos do Colégio Etapa conquistaram três medalhas de ouro, quatro de prata, quatro de bronze e cinco menções honrosas na IOAA. Somam-se a esse resultado as condecorações conquistadas na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA), torneio virtual que substituiu a edição presencial da IOAA 2020.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Criada em 2006, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) tem o intuito de propagar a Astronomia entre estudantes do Ensino Médio e, assim, fomentar uma cooperação internacional entre esses jovens astrônomos no futuro. Atualmente, a IOAA é considerada a maior competição estudantil de Astronomia do mundo.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades