MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno do Colégio Etapa é premiado na IdPhO 2020

Por Colégio Etapa em 15/12/2020
Devido à pandemia da Covid-19, a IdPhO 2020 substituiu a edição presencial da 51ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO).

Ian Seo Takose, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de bronze na International distributed Physics Olympiad (IdPhO). A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 7 e 15 de dezembro, contou com a participação de 223 estudantes de 46 países.

Devido à pandemia da Covid-19, a IdPhO 2020 substituiu a edição presencial da 51ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO), que é considerada a maior competição dessa disciplina para estudantes do Ensino Médio.

E diferentemente do que ocorre na IPhO, os estudantes competiram em seus países de origem, em polos olímpicos determinados pelo comitê organizador da IdPhO. Por conta disso, os fiscais de prova redobraram os esforços para acompanhar a realização do torneio em 13 fusos horários diferentes.

Formada por cinco estudantes, a equipe que representou o Brasil na IdPhO 2020 conquistou quatro medalhas de prata e uma medalha de bronze. Inclusive, o nosso aluno Ian cursa a 2ª série do Ensino Médio e é o competidor mais jovem entre os brasileiros que participaram da edição desse ano.

Por conta disso, ele poderá concorrer novamente a uma vaga para participar da competição em 2021.

 

Sobre a IdPhO

A International distributed Physics Olympiad (IdPhO) foi organizada com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Ensino Superior da Rússia para promover o estudo da Física entre os estudantes do Ensino Médio, apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

O torneio foi idealizado para garantir que os jovens que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio este ano pudessem participar de uma competição do mesmo nível da Olimpíada Internacional de Física (IPhO) que, excepcionalmente em 2020, não ocorreu.

 

Conheça o nosso aluno medalhista:

Ian Seo Takose – medalhista de bronze

Ian Seo Takose, 16 anos, cursa a 2ª série do Advanced Placement no Colégio Etapa. “Eu e minha família escolhemos o Etapa devido à sua qualidade acadêmica e porque o Colégio é reconhecido por aprovar alunos nas principais universidades do Brasil e do exterior”, diz.

Cursando o 6º ano do Ensino Fundamental no Etapa, Ian foi apresentado às competições científicas e logo se identificou. “Fiquei fascinado pelo conteúdo das aulas preparatórias de Astronomia, Física e Matemática. Contudo, a preparação para as olimpíadas de conhecimento é desafiadora. É preciso se dedicar e ter disciplina para estudar, além dos conteúdos das matérias regulares, os tópicos trabalhados nas competições que, muitas vezes, exigem um conhecimento de nível superior”, explica.

Até o momento, o jovem já conquistou mais de 30 medalhas em torneios estudantis. Entre os destaques, estão: três medalhas de ouro (2016, 2018 – 1º lugar – e 2019 – 1º lugar) na Olimpíada Paulista de Física (OPF). Em 2019, Ian também recebeu a medalha César Lattes, destinada ao candidato com o melhor resultado entre todos os concorrentes do Ensino Médio da OPF.

As conquistas de Ian ainda incluem uma medalha de prata (2017) e três de ouro (2016, 2018 e 2019) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); duas medalhas de ouro (2017 e 2018) e uma de bronze (2019) na Olimpíada Brasileira de Física (OBF); uma medalha de bronze (2018) e uma de ouro (2019) na Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC); uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2018; e uma medalha de ouro na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) em 2020.

Ainda em 2020, ele obteve as primeiras conquistas em competições internacionais. Além do bronze na IdPhO, Ian ganhou uma medalha de bronze na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA).

O estudante conta que, apesar da rotina intensa de estudos, as equipes olímpicas também oferecem diversas oportunidades para socializar e se divertir.

“As olimpíadas me proporcionaram experiências inesquecíveis! Por causa dos torneios, eu viajei para diversos destinos nacionais e internacionais, o que me permitiu ter contato com diferentes culturas. Além disso, a preparação para as competições contribuiu para que eu fizesse muitas amizades com as quais eu compartilho conhecimentos e esclareço dúvidas sobre a resolução das questões e a execução dos experimentos que realizamos”, destaca.

Nos intervalos das preparações, Ian Seo Takose gosta de praticar esportes. No Colégio Etapa, ele faz parte dos times de Futsal e de Vôlei e, junto com seus colegas, já conquistou medalhas de ouro nas duas modalidades durante os torneios interclasses do Colégio. Fora da escola, ele gosta de pedalar e jogar no celular.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades