MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Hwang Wei Ju

Por Colégio Etapa em 23/09/2021
Hwang Wei Ju vai estudar Engenharia Civil na University of Toronto.

Purdue University, University of British Columbia, University of Minnesota – Twin Cities, University of Southern California e University of Toronto

Hwang Wei Ju nasceu em Taiwan e atualmente mora com a família em São Paulo (SP). O jovem iniciou os estudos no Colégio Etapa no 4º ano do Ensino Fundamental em 2012, motivado pela excelência acadêmica e pelo ensino forte oferecido aos alunos desde os ciclos iniciais.

Tão logo alcançou a faixa etária indicada para as competições estudantis, Hwang ingressou nas equipes olímpicas de Astronomia, Física e Matemática, conquistando reconhecimentos em diversos torneios. Entre eles: duas medalhas de ouro (2019 e 2020) na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); uma de ouro (2020) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e duas de bronze (2019 e 2020) na Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

Além disso, o ex-aluno do Colégio Etapa também integrou nossos times de Basquete e Handebol, competindo em torneios internos e interescolares. “A participação nessas modalidades foi fundamental para o meu desenvolvimento humano, considerando os valores que estão atrelados ao esporte e são incorporados ao dia a dia dos atletas, como o trabalho em equipe, a organização e a adoção de hábitos saudáveis, por exemplo”, afirma.

Fora da escola, Hwang se dedicou aos seus hobbies – treinos regulares na academia e assistir filmes e séries –, além do trabalho voluntário no projeto Vontade Olímpica de Aprender (VOA), no qual estudantes de colégios particulares ministram aulas de diversas disciplinas aos jovens oriundos de escolas públicas.

Com o apoio do Colégio Etapa, Hwang se inscreveu em um programa de intercâmbio nos Estados Unidos em 2018, com o intuito de desenvolver a proficiência na língua inglesa. Durante a viagem, ele pôde conhecer de perto a estrutura acadêmica das instituições de ensino superior do país, o que despertou a sua vontade de cursar a graduação no exterior.

“Fiquei fascinado não só pelo currículo dos cursos, como também pela comunidade acadêmica, pelos campi e, sobretudo, pelas oportunidades de trabalho e de pesquisa que essas instituições oferecem. Além disso, me animei quando soube que as minhas atividades extracurriculares contribuiriam de forma significativa para o application¹”, destaca.

Dois anos depois, Hwang iniciava os preparativos para se candidatar às universidades da América do Norte. Na hora de elaborar sua college list, o jovem considerou a qualidade acadêmica das instituições em sua área de interesse, a Engenharia Civil.

O jovem voltou a procurar nossos college counselors² para receber orientações sobre como reunir toda a documentação necessária para o application, incluindo o histórico escolar de todo o Ensino Médio e das disciplinas do Advanced Placement, testes de aptidão, relatórios das atividades extracurriculares, dos resultados das competições de olimpíadas e, ainda, dos esportes que participou.

Hwang também precisou cumprir outros requisitos do processo de seleção das universidades do exterior, como a entrega das cartas de recomendação, a realização de entrevistas com os representantes das universidades e a produção das essays.

“Nessa etapa, precisei refletir muito sobre a minha vida e a minha trajetória acadêmica para escrever os textos. Geralmente, os temas são ‘Por que você escolheu essa universidade?’, ‘Descreva a sua atividade extracurricular mais importante’ ou ‘Fale sobre uma situação em que você tenha gerado um impacto positivo na sua comunidade’. À primeira vista, parecem questões simples, porém o estudante deve apresentar bons argumentos para se destacar”, ressalta.

E ele conseguiu! Ao final do ciclo de candidaturas, Hwang Wei Ju foi aprovado nos cursos de Engenharia Civil de cinco universidades da América do Norte, incluindo a University of Toronto, onde ele decidiu estudar. Enquanto se prepara para o início do ano letivo na universidade, o jovem faz planos.

“Depois de me formar, pretendo fazer uma pós-graduação em Toronto e, posteriormente, buscar oportunidades na minha área. Contudo, eu também não descarto a possibilidade de voltar ao Brasil e trabalhar para levar mais infraestrutura às comunidades carentes”, afirma.

 

Hwang Wei Ju (3) (1)

 

University of Toronto

A University of Toronto (UToronto) é considerada a melhor instituição de ensino superior do Canadá e ocupa o 18º lugar entre as melhores universidades do mundo, segundo informações do ranking Times Higher Education (THE).

“Sem dúvidas, o fator decisivo para eu escolher a UToronto foi a excelência acadêmica. Somado a isso, a instituição também incentiva os estudantes a serem autônomos e empreendedores, o que favorece a criação de projetos inovadores em todas as áreas do conhecimento”, completa Hwang.

 

¹Application: processo de seleção para as universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²College counselors: orientadores educacionais.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades