MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Histórias para inspirar: Giovanna Pilard Jean Leite

Por Curso Etapa em 20/07/2021
Giovanna Pilard Jean Leite foi aprovada em primeiro lugar, na modalidade Escola Pública (EP).

Giovanna Pilard Jean Leite, ex-aluna do Curso Etapa, se surpreendeu quando soube que tinha sido aprovada no curso de Relações Públicas da Universidade de São Paulo (USP). Este ano, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) antecipou a divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada, e a jovem conferiu a notícia por acaso em uma rede social.

“Foi um misto de emoções. Primeiro, eu comemorei muito com a minha irmã e, em seguida, contei para todas as minhas amigas que também tinham prestado vestibular. Desse modo, o que era para ser um festejo entre os familiares se transformou em uma comemoração coletiva, apesar da distância”, relembra.

A emoção foi ainda maior quando Giovanna acessou o portal do candidato da Fuvest e constatou que tinha sido aprovada em primeiro lugar na modalidade Escola Pública (EP). “A sensação foi de dever cumprido. O vestibular 2021 foi muito diferente dos outros anos, pois os estudantes tiveram que dominar o nervosismo, natural durante o período de preparação, e ainda lidar com os efeitos da pandemia. Por isso, quando eu soube desse resultado fiquei muito contente, pois tive certeza que todo o esforço que fiz valeu a pena”, diz.

Mas a jornada para conseguir a aprovação dos sonhos teve várias etapas. Giovanna conta que se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda na 2ª série do Ensino Médio, para experimentar a sensação de prestar vestibular, ir até o local de prova e responder às questões dentro do prazo determinado.

“Para mim, prestar vestibular para a carreira Treinamento fez toda a diferença. Os estudantes precisam ter em mente que o primeiro passo para dominarem a ansiedade no dia da prova é conhecer previamente a dinâmica do exame. Dessa forma, será possível antecipar os imprevistos e se organizar para responder todas as questões em tempo hábil, considerando o nível de dificuldade de cada teste”, aconselha a jovem.

Já na 3ª série do Ensino Médio, Giovanna conciliou as atividades escolares com a preparação no Curso Etapa. “O Etapa contribuiu muito para que eu tivesse foco nos estudos. Por meio dos simulados que o cursinho realiza, pude identificar meus pontos fortes e as lacunas de aprendizado, e isso possibilitou a criação de uma rotina que incluía a revisão do que eu já sabia e me permitia intensificar os estudos das matérias que eu tinha mais dificuldade”, afirma.

“Além disso, os professores nos forneciam dicas sobre como os conteúdos costumam ser abordados em cada exame, de modo que eu já sabia o que esperar quando prestei os vestibulares do Enem, da Fuvest e da Universidade Estadual Paulista (Unesp)”, completa.

Após ser perguntada sobre como o ensino remoto influenciou a sua preparação, Giovanna Pilard Jean Leite compartilha sua experiência. “É inegável que a dinâmica das aulas presenciais favorece a fixação do conteúdo, considerando que nós trocávamos muitas informações com os colegas e os professores, além de nos reunirmos em grupos para estudar determinados temas, o que não foi possível este ano”, revela.

“Contudo, eu contei com a ajuda fundamental dos plantonistas, os quais me auxiliaram tanto nas matérias de Ciências Exatas quanto na correção das redações. Sem dúvidas, posso afirmar que a eficácia do atendimento virtual é a mesma das reuniões presenciais”, ressalta.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades