A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), considerada o principal meio de seleção para a Universidade de São Paulo (USP), divulgou a lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2021. O resultado foi publicado no site oficial da instituição, no dia 17 de março.
A exemplo de outros vestibulares paulistas, a Fuvest também teve o calendário impactado pela pandemia da Covid-19. Nesta edição, a prova da primeira fase, que contou com 90 questões objetivas, ocorreu no dia 10 de janeiro. Já as provas da segunda fase, compostas por questões dissertativas, foram aplicadas nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Em 2021, a Fuvest prometeu realizar um exame mais acessível, considerando os desafios enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio ao longo de 2020. Por conta disso, houve um aumento nas notas de corte das carreiras mais concorridas. Na modalidade Ampla Concorrência (AC), por exemplo, a nota de corte da carreira de Medicina – Pinheiros subiu cinco pontos em comparação com o ano anterior, passando de 78 para 83.
Oferta de vagas
O vestibular 2021 da Fuvest também selecionou candidatos para dois novos cursos da USP: o Bacharelado em Ciências de Dados, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), localizado em São Carlos; e o Bacharelado em Engenharia Nuclear, oferecido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).
Outra novidade em relação ao ano anterior é que, dessa vez, a USP destinou 50% das vagas de cada curso de graduação para os estudantes das modalidades Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), conforme determina a Resolução Normativa nº 7.373/2017.
Em 2021, cerca de 33 mil estudantes participaram da segunda fase da Fuvest. Inicialmente, os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula virtual para garantir a vaga em datas pré-determinadas para cada chamada. Já a matrícula presencial deverá ser realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril. Fique atento aos prazos!