MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Etapa é premiado na Competição Latino-americana de Robótica

Por Colégio Etapa em 13/11/2019
Competicao Latino-Americana de Robotica_11112019

Alunos do Colégio Etapa foram premiados na Competição Latino-americana de Robótica (LARC), que foi realizada entre os dias 22 e 26 de outubro, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A equipe Momentum, formada por alunos do Etapa, se dividiu em grupos durante o torneio: o primeiro deles, composto por Ana Samira Velásquez Chinchila, Gabriel Mazili, Giulia E. Oliveira Castro e Henrique Passos Lima, conquistou medalha de prata na categoria RoboCup Junior OnStage.

Já na categoria RoboCup Junior Rescue Maze, o grupo formado por Pedro Shinzato Chen, Rafael Kenzo Sakamoto e Vitor Siqueira Figueiredo, conquistou medalha de bronze.

“Robôs competitivos devem ser capazes de identificar obstáculos físicos e outros comandos com a menor interferência humana possível. No Etapa, os alunos dispõem da infraestrutura necessária para construí-los, usando ferramentas de automação e participando das aulas em nossos laboratórios maker*”, destaca Raphael Correia, professor de Robótica do Colégio Etapa.

Com esse resultado, os medalhistas de prata disputarão o Festival Nacional de Robótica (FNR), competição que envolve estudantes do mundo todo e que ocorrerá em Portugal, em abril de 2020.

 

Sobre a Competição Latino-americana de Robótica (LARC)

A LARC é o maior torneio de Robótica da América Latina. A competição conta com a participação de estudantes de 12 a 19 anos e, no caso do Brasil, é necessário submeter o projeto de construção do robô ao comitê organizador, que estabelece os critérios do torneio e seleciona as equipes. 

Em 2019, os alunos do Etapa competiram em duas categorias: Rescue Maze, em que os robôs devem superar obstáculos, subidas e descidas íngremes e, ainda, terrenos irregulares para socorrer vítimas em uma simulação de incêndio.

Já na categoria OnStage, os robôs devem ser programados para dançar uma música e são avaliados pela qualidade na execução da coreografia e pela caracterização, que deve estar de acordo com o ritmo musical apresentado.

 

Equipe olímpica: uma janela de oportunidades

O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.

No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.

A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo de seleção das melhores instituições de ensino nacionais e internacionais. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.

 

Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa

Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.

 

*Laboratório Maker: espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos baseados na cultura Maker, mais conhecida como a cultura do “Faça Você Mesmo”.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades