Bruno Fernandes Iorio iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2019, motivado pela tradição da escola em oferecer preparação para as competições acadêmicas. A ideia de estudar fora do Brasil surgiu somente na 1ª série do Ensino Médio, quando ele foi informado sobre a disponibilidade das turmas do Advanced Placement (AP).
“Acredito que a graduação no exterior me oferecerá muitas oportunidades para fazer a diferença de uma forma positiva e significativa, especialmente por meio das pesquisas científicas, que são muito incentivadas em outros países”, afirma o jovem.
Durante o Ensino Médio, ele integrou a equipe olímpica de Matemática, com a qual conquistou medalhas na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Bruno ainda participou do Simula Etapa — evento realizado pelo Colégio Etapa que promove simulações nos moldes dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fora do Etapa, o maior hobby do ex-aluno é jogar Go — um jogo de tabuleiro chinês que requer estratégia para superar os desafios. “Participei de alguns torneios e ajudei a organizar o campeonato brasileiro de 2021. Acredito que incluir essa experiência no meu application¹ tenha sido um diferencial, por evidenciar um outro traço da minha personalidade”, comenta.
“As atividades extracurriculares foram muito importantes para que eu pudesse enriquecer o meu currículo e descobrir coisas novas. Com isso, pude demonstrar que me proponho a trabalhar em diferentes projetos e que sou multifacetado”, diz.
Bruno conheceu a École Polytechnique (l’X) durante uma palestra do Setor Internacional, que apresentava as universidades europeias com as quais o Etapa tem parceria. “Algumas pessoas começaram a dizer que eu tinha o perfil esperado pela instituição, o que descobri ser verdade após fazer uma pesquisa detalhada. Me apaixonei pelos laboratórios e pelos programas de pesquisa da l’X”, relembra.
Para Bruno, o apoio do Colégio Etapa foi muito além das palestras informativas. “Sem o Etapa e o Setor Internacional, eu não teria me familiarizado com o application. A preparação para as entrevistas e a redação das essays foram um desafio, então eu costumava passar o dia na escola esclarecendo todas as dúvidas com os college counselors² e treinando para as fases do processo”, ressalta.
“Eu precisei escrever três essays para a École Polytechnique: a primeira foi sobre as minhas motivações para estudar na instituição; na segunda, fiz uma breve apresentação sobre mim; e na terceira foi necessário descrever brevemente uma palestra científica para o público leigo”, detalha o jovem.
A instituição francesa também realizou uma entrevista virtual com Bruno. “A conversa foi dividida em duas fases: primeiramente, expliquei os motivos que me levaram a escolher a École Polytechnique. Em seguida, eles me pediram para solucionar algumas questões de Matemática. Para me preparar, revisei conteúdos importantes com os professores do Etapa e coloquei os conceitos em prática por meio dos exercícios que a própria universidade disponibilizou”, recorda.
O único exame exigido pela instituição foi um teste de proficiência em Língua Inglesa, como o TOEFL, mas Bruno também enviou as notas de outras provas. “Eles aceitaram os meus resultados do SAT e dos AP Exams de Cálculo, Estatística e História Mundial, que aumentaram as minhas chances de conquistar a aprovação”, conta.
Ao receber a notícia de que tinha sido aprovado para o bacharelado em Ciências, com especialização em Ciências da Computação e Matemática, o jovem mal pôde acreditar. “Eu estava assistindo a um filme quando recebi a notificação de dois e-mails da Polytechnique. Meu coração disparou quando vi o ‘Congratulations’. Imediatamente, fui compartilhar a notícia com minha família e meus amigos”, relata.
Enquanto aguarda o início das aulas na França, Bruno Fernandes Iorio tem se dedicado aos seus hobbies. “Tenho jogado Go, praticado piano e estudado francês”, encerra.
A École Polytechnique (l’X) é considerada uma das 100 melhores universidades do mundo pelo ranking QS World Top Universities. A instituição é uma das cinco que compõem o Institut Polytechnique de Paris.
Em 2021, o Colégio Etapa firmou uma parceria com a l’X, que oferece condições especiais de ingresso aos nossos alunos. Para mais informações, acesse o site da École Polytechnique.
¹Application: processo de seleção para as universidades americanas.
²College counselor: orientador educacional.