MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Histórias para inspirar: Artur Enrico Fernandes Consulin Zanotto

Por Colégio Etapa em 23/06/2021
Artur Enrico Fernandes Consulin Zanotto afirma que os simulados, as redações e os exercícios de segunda fase foram fundamentais para sua aprovação.

Artur Enrico Fernandes Consulin Zanotto não conteve a emoção ao descobrir que passou no vestibular. O ex-aluno do Colégio Etapa estava estudando com o irmão quando viu seu nome na lista. “Eu fiquei tão feliz que até raspei a cabeça”, brinca Zanotto, que foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP) e no Curso 51 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Essa graduação é destinada aos estudantes que desejam cursar Engenharia Física, Física, Física Biomédica, Física Médica, Matemática ou Matemática Aplicada e Computacional. O curso permite que os calouros cursem as disciplinas de um núcleo comum enquanto conhecem melhor cada uma dessas carreiras, o que garante maior flexibilidade na escolha da profissão.

O ex-aluno do Etapa, porém, já sabe qual especialidade deseja seguir. Ele escolheu o Curso 51 da Unicamp devido à sua paixão pela Engenharia Física, formação que conheceu com a ajuda da orientação profissional do Colégio.

“Eu sempre gostei de Matemática, mas não tinha certeza se deveria seguir uma carreira nessa área. A orientação profissional do Etapa me ajudou a ter mais contato com os cursos de Exatas, o que, junto com as aulas que possibilitaram o contato com tópicos mais aprofundados de Física, foi fundamental para a escolha da minha graduação. Além disso, como toda a minha família trabalha em carreiras da área de Exatas, eu recebi todo o apoio necessário, inclusive para trocar Engenharia Civil por Engenharia Física”, afirma Zanotto.

Artur Enrico, que já havia prestado vestibular como treineiro nos anos anteriores, percebeu uma evolução significativa em seu desempenho no último ano. “Fazer um simulado por semana foi essencial para eu conseguir passar no vestibular, uma vez que treinar para os exames te permite entender o estilo de cada um e aumentar a resistência. Vale destacar que, à medida que você for cansando, sua concentração também é comprometida. Por isso, se preparar fisicamente é fundamental para não cansar no dia dos vestibulares”, destaca Zanotto.

O ex-aluno do Colégio Etapa ainda acredita que treinar para as provas de redação e as segundas fases dos vestibulares foi essencial para sua aprovação. “Primeiramente, eu fazia uma redação a cada 15 dias. Mas, à medida que os exames foram se aproximando, passei a produzir textos adicionais. Isso contribuiu para que meu rendimento melhorasse, uma vez que consegui aperfeiçoar meu estilo de escrita e aumentar meu repertório de palavras e de conhecimentos”, explica Zanotto.

“Sem falar que as propostas de redação do Etapa são muito bem elaboradas, com temas bem próximos aos que são cobrados nos vestibulares. Os exercícios dos materiais didáticos do Colégio também são muito parecidos com as questões que aparecem nas provas. Um exemplo é a apostila de revisão final para a segunda fase dos vestibulares, que me ajudou a entender melhor o estilo dessas questões e a treinar bastante, principalmente as matérias que eu não gosto, contribuindo para que meu desempenho fosse melhor”, acrescenta Zanotto.

Artur Enrico está animado com seu futuro na faculdade, o que não o impede de sentir saudades da escola. “Quando penso no Colégio, a primeira palavra que vem na minha cabeça é saudade. Não encontro presencialmente meus colegas desde março do ano passado. Eu estava vivendo a melhor época da minha vida, com muitos amigos, os quais eu encontrava todos os dias, inclusive aos finais de semana”, comenta Zanotto.

“Mas a melhor parte do Etapa são os professores! Apesar da distância, eles mantiveram um contato muito próximo comigo e com meus colegas. Nós podíamos acioná-los sempre que tivéssemos alguma dúvida. Por isso, eu queria agradecê-los, pois eles foram fundamentais para eu passar no vestibular”, conclui Zanotto.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades