Conhecer as opções de instituições de ensino superior faz parte do processo de escolha de carreira. Nesse sentido, as feiras de universidades são uma grande oportunidade para identificar quais são as melhores faculdades para cada estudante, considerando seus objetivos acadêmicos, profissionais e pessoais.
Essa experiência pode ser ainda mais enriquecedora quando o evento é internacional. Isso porque as informações sobre os processos de candidatura do exterior são pouco conhecidas pelos brasileiros. Desse modo, ao participar dessas feiras, os estudantes têm a possibilidade de conhecer as oportunidades de estudar fora, uma vez que podem esclarecer suas dúvidas junto aos admission officers¹.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender melhor o que é, como funciona e quais são as vantagens de participar desse tipo de evento.
Já pensou em encontrar os representantes de diversas instituições internacionais de ensino superior em um mesmo lugar? Pois saiba que é assim que as feiras de universidades do exterior funcionam.
“Durante esse tipo de evento, os representantes compartilham dicas valiosas sobre o processo de candidatura e apresentam as particularidades de cada instituição. Além disso, é possível assistir a apresentações sobre diversos temas relacionados ao estudo no exterior, como bolsas de estudo para candidatos internacionais, por exemplo”, explica Fernanda Fanganiello, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa.
“Vale destacar que as feiras de universidades do exterior também permitem que os estudantes sanem suas dúvidas, uma vez que possibilitam a interação com os representantes de diversas instituições internacionais de ensino superior”, afirma Fanganiello.
“O número de brasileiros que desejam fazer a graduação no exterior vem crescendo a cada ano. Porém, o fato de os estudantes desconhecerem as opções de cursos de graduação e de instituições internacionais de ensino superior, bem como as peculiaridades dos processos de candidatura e de obtenção do visto de estudante de cada país, acaba se tornando um obstáculo para a realização desse sonho”, avalia Fanganiello.
Nesse sentido, a primeira vantagem de participar de uma feira de universidades do exterior envolve, justamente, a oportunidade de se informar sobre essas particularidades. “Vale ressaltar que os estudantes têm a possibilidade de obter informações personalizadas. Para tanto, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada sobre as universidades de seu interesse com antecedência para poder tirar dúvidas individuais com os representantes dessas instituições no evento”, completa.
“Além disso, perguntas sobre a importância das atividades extracurriculares para a aprovação dos candidatos e como é a vida acadêmica no campus podem ajudar na elaboração de uma college list mais alinhada ao perfil dos estudantes, colaborando para uma maior chance de admissão nos processos seletivos das instituições pretendidas”, informa.
“As feiras de universidades do exterior também são uma excelente oportunidade para os estudantes treinarem a conversação em outro idioma com pessoas nativas. Vale reforçar que esse tipo de evento ainda permite a eles demonstrarem interesse por determinadas instituições internacionais de ensino superior, assim como esse contato com os admission officers poderá ajudá-los a sanar eventuais dúvidas futuras e até mesmo durante a candidatura”, acrescenta Fanganiello.
Gostou dessas informações sobre esse tipo de evento? Desde 2016, o Colégio Etapa promove uma feira de universidades do exterior, permitindo que os alunos tenham contato com representantes de instituições de ensino superior da América do Norte, da Ásia e da Europa. Confira como foi a edição de 2023!
¹Admission officers: representantes de uma universidade do exterior.