MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Histórias para inspirar: Vinícius Ravena Lourenço

Por Curso Etapa em 06/07/2021
Vinícius Ravena Lourenço lista os fatores que fizeram a diferença para que ele conquistasse a aprovação no curso de Medicina.

Vinícius Ravena Lourenço soube pelos amigos que seu nome estava entre os aprovados do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais concorridos do Brasil.

“Quando eles me informaram sobre o resultado, eu corri para consultar a lista. Precisava ver com meus próprios olhos! E, após constatar que era verdade, fiquei muito emocionado. Foi o dia mais feliz da minha vida”, relembra.

Vinícius iniciou os estudos no Curso Etapa em 2020 e rapidamente precisou se adaptar ao ensino remoto. “No início, fiquei apreensivo porque nunca tinha passado por uma experiência semelhante, estudando integralmente on-line. Mas, felizmente, o cronograma do Etapa foi planejado de forma a reduzir os impactos da pandemia. As aulas e o apoio prestado pelo cursinho foram os mesmos que eu teria na modalidade presencial”, afirma.

Além dos conteúdos curriculares, Vinícius se dedicou a compreender o estilo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) por meio dos simulados realizados pelo Etapa e, ainda, resolvendo os exames dos anos anteriores. “Essa estratégia foi fundamental para eu conseguir reconhecer as particularidades dessa prova. E isso influenciou diretamente minha preparação, pois os resultados dos simulados me ajudaram a identificar minhas lacunas de aprendizado e, consequentemente, reforçar os estudos sobre esses temas”, destaca.

O jovem, que prestou vestibular por dois anos consecutivos, conta que conseguiu evoluir a ponto de aumentar o número de acertos de 70 para 85, superando a nota de corte da primeira fase da Fuvest e, posteriormente, conquistando a tão sonhada aprovação.

“Apesar de ter ido muito bem, eu sabia que não poderia diminuir o ritmo dos estudos. Por isso, logo após a divulgação das notas de corte, intensifiquei a prática da redação e das questões dissertativas”, relembra.

Após ter evoluído de forma tão significativa de um ano para o outro, Vinícius Ravena Lourenço lista os fatores que fizeram a diferença para que ele conquistasse a aprovação no curso de Medicina. Confira a seguir!

 

1) Reconhecer e aproveitar as vantagens do ensino remoto

“Durante a preparação, tive autonomia para organizar minha programação de estudos. Como as videoaulas podem ser vistas a qualquer hora do dia, eu conseguia assisti-las durante os momentos nos quais estava mais disposto e isso certamente contribuiu para a assimilação dos conteúdos”, afirma.

 

2) Consistência

“O estudante precisa ter em mente que é necessário estudar todos os dias. Se ele procrastinar, esse tempo perdido certamente impactará o desempenho nos exames. Por isso, é importante contar com uma rede de apoio – seja em casa ou no cursinho – que vá te motivar a continuar estudando nos momentos mais difíceis”, sugere.

 

3) Persistência

“O vestibulando precisa acompanhar o ritmo do seu aprendizado. Nesse sentido, os simulados são fundamentais para medir o conhecimento do estudante que, além disso, deve revisar todas as redações que fizer e esclarecer as dúvidas junto aos plantonistas. Com base nessas informações, será possível recalcular a rota e se concentrar nas matérias que precisam de mais atenção”, pontua.

 

4) Motivação

“Se a Medicina for realmente seu sonho, nunca perca isso de vista. Acorde todos os dias com o pensamento de que a preparação é uma etapa necessária para sua conquista e, por isso, merece toda a sua dedicação e esforço. Permaneça firme e você conseguirá alcançar todas as suas metas”, conclui.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades