MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Etapa oferece treinamentos olímpicos com professores estrangeiros renomados

Por Colégio Etapa em 24/03/2021
Os treinamentos olímpicos em parceria com os docentes da Phillips Exeter Academy são uma iniciativa inédita no Brasil.

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Colégio Etapa está oferecendo uma série de treinamentos para os alunos da equipe olímpica de Matemática, com a participação de professores estrangeiros renomados, incluindo dois docentes da Phillips Exeter Academy, que é considerada a melhor escola preparatória para competições científicas dos Estados Unidos.

Além disso, a instituição de ensino americana também tem entre seus ex-alunos personalidades como Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”; Daniel Dennett, filósofo, escritor e cientista americano que se dedica ao estudo da biologia, da ciência e da mente; Jay Rockefeller, membro de uma das famílias mais influentes dos Estados Unidos e senador da Virginia Ocidental entre 1985 e 2014; Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook; e Paul M. Romer, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2018.

“A pandemia da Covid-19 afetou de forma significativa o calendário das olimpíadas e, apesar de os nossos alunos serem muito dedicados, é um desafio mantê-los motivados a continuarem se preparando para os torneios diante de tantas incertezas”, explica Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

“Por conta disso, nós firmamos um acordo com os professores Ivan Borsenco, Michael Ren, Yuan Yao e Zuming Feng, que são muito admirados dentro do universo das competições estudantis. Com essa iniciativa, proporcionaremos uma experiência única aos nossos alunos e também traremos novas perspectivas sobre o processo de preparação olímpica para o Etapa”, ressalta Motta.

Ao todo, 32 alunos do Etapa participarão das sessões de treinamentos olímpicos especiais, que começaram na segunda quinzena de fevereiro e ocorrerão virtualmente até o final do primeiro semestre letivo.

O ineditismo do projeto está relacionado à abrangência das preparações. Até então, o Colégio Etapa recebia um professor estrangeiro que ministrava treinamentos presenciais de curta duração para os alunos que disputavam uma vaga na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição de Matemática do mundo para estudantes do Ensino Médio. Agora, serão quatro professores estrangeiros renomados compartilhando conhecimentos com esse grupo seleto durante alguns meses.

“Sem dúvidas, contar com o apoio de professores de excelência, totalmente dedicados ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, trará o amadurecimento e a motivação tão necessários para que nossos alunos conquistem todos os seus sonhos”, conclui Motta.

 

Conheça os professores responsáveis pelos treinamentos olímpicos:

Ivan Borsenco

Representando a Moldávia, Ivan Borsenco conquistou quatro medalhas na IMO, sendo uma de ouro (2006) e três de bronze (2003, 2004 e 2005). Entre 2008 e 2012, Borsenco cursou Matemática no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente, ele é professor na Phillips Exeter Academy e, ainda, no Idea Math, programa de cursos de verão voltados ao estudo da Matemática.

Em 2018, o professor esteve no Colégio Etapa para ministrar treinamentos olímpicos para a equipe que participou da IMO naquele ano. Na ocasião, o nosso aluno Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistou uma medalha de ouro para o Brasil.

 

Michael Ren

Michael Ren cursa Matemática e Ciência da Computação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), integrando a turma que se formará em 2022.

Em 2018, o jovem fez parte da equipe olímpica dos Estados Unidos na IMO e conquistou uma medalha de ouro. Atualmente, ele participa dos comitês organizadores de diversos torneios americanos, formulando questões e corrigindo as provas dos competidores.

 

Yuan Yao

Yuan Yao cursa Matemática e Ciência da Computação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), integrando a turma que se formará em 2021.

Em 2016, Yuan representou os Estados Unidos na IMO e conquistou uma medalha de ouro (o chamado Ouro 42, termo utilizado para se referir ao estudante que acertou todas as questões da prova), encerrando a competição em 1º lugar no ranking geral. Atualmente, o jovem leciona Matemática nos cursos de verão do Idea Math.

 

Zuming Feng

Ph.D. em Matemática pela Johns Hopkins University, Zuming Feng é professor na Phillips Exeter Academy desde 1995, além de cofundador do Idea Math, criado em 2007.

Feng faz parte dos comitês organizadores de diversas competições científicas e é o responsável pela preparação das equipes olímpicas dos Estados Unidos que participam da IMO todos os anos. O professor também já liderou a delegação americana em nove edições do torneio.

Em 2016, Feng esteve no Colégio Etapa para ministrar aulas para os estudantes que se preparavam para as seletivas da IMO. Na ocasião, nossos alunos conquistaram quatro medalhas de prata.

Os treinamentos olímpicos em parceria com os docentes da Phillips Exeter Academy são uma iniciativa inédita no Brasil. Zuming Feng (foto) ministrou treinamentos aos alunos
do Etapa pela primeira vez em 2010 

 

Colégio Etapa: mais de você em você mesmo

Em linha com as diretrizes do novo Ensino Médio, o Colégio Etapa oferece atividades extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento das competências exigidas pelos quatro eixos estruturantes desse programa: Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural e, ainda, Processos Criativos.

No caso das competições estudantis, que integram o eixo Investigação Científica, os alunos realizam pesquisas e experimentos, exploram tópicos mais avançados e se aprofundam em conteúdos abordados dentro da grade curricular.

E além dos aprendizados relacionados a esse eixo, os integrantes das equipes olímpicas também desenvolvem competências humanas e comportamentais, pois para ter sucesso nas competições o estudante precisa ter autonomia, dedicação, organização e trabalhar em equipe.

Para saber mais, acesse o site do Colégio Etapa e confira as mais de 40 atividades extraclasse que nós oferecemos aos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades