MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Treinamentos de Informática com docentes estrangeiros no Colégio Etapa

Por Colégio Etapa em 15/06/2021
Os treinamentos de Informática contaram com a participação de dois docentes estrangeiros.

O Colégio Etapa ministrou uma série de treinamentos de Informática para 19 estudantes, sendo 12 alunos da nossa equipe olímpica e outros 7 participantes de outras escolas, visando prepará-los para as competições internacionais que serão realizadas este ano.

Os encontros, que ocorreram virtualmente entre os dias 23 de maio e 12 de junho, contaram com a participação de dois docentes estrangeiros: o eslovaco Michal Forišek e o polonês Tomasz Idziaszek.

Esta é a segunda vez que o Etapa recebe professores de Informática de outras nacionalidades, com o intuito de oferecer novas perspectivas aos jovens que participarão dos torneios, especialmente da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), considerada a maior competição dessa disciplina para estudantes do Ensino Médio.

Inclusive, nossos alunos alcançaram um feito inédito em 2021: pela primeira vez, a delegação que representará o Brasil na IOI será inteiramente formada por estudantes de uma mesma escola.

“Além da preparação que o Etapa oferece para a equipe olímpica de Informática, a participação dos professores estrangeiros contribui de forma substancial para os treinamentos dos competidores, tanto pela troca de experiências como também pelo prestígio que eles possuem junto à comunidade que participa ativamente das competições internacionais”, afirma André Sousa, professor responsável pelos treinamentos de Informática do Colégio.

“Durante esses encontros, os alunos têm a oportunidade única de esclarecer dúvidas acadêmicas e profissionais e, ainda, aprender mais sobre os diferentes métodos para a resolução dos desafios propostos pelas olimpíadas. Com isso, os jovens ficam mais motivados a se superarem e, consequentemente, terão mais chances de alcançar resultados expressivos nos torneios”, conclui Sousa.

 

Conheça os responsáveis pelos treinamentos olímpicos de Informática:

Michal Forišek

PhD¹ em Ciência da Computação pela Comenius University in Bratislava, Michal Forišek desenvolveu uma tese de doutorado na qual propõe o aperfeiçoamento dos sistemas de classificação das competições.

Durante o Ensino Médio, Forišek conquistou duas medalhas de ouro na IOI (1998 e 1999). Ainda em 1999, o professor começou a auxiliar a preparação das equipes da Eslováquia e seguiu exercendo essa função até 2006, quando foi selecionado para integrar o comitê organizador da IOI. Desde então, o professor concilia essa atividade com as preparações da delegação da Eslováquia.

 

Tomasz Idziaszek

PhD em Ciências Matemáticas pela Universidade de Varsóvia, Tomasz Idziaszek é especialista em algoritmos. Desde 2002, o docente tem participado de competições estudantis, seja como organizador ou como divulgador. Nos últimos anos, ele foi autor de dois desafios os quais foram abordados na IOI: Mechanical Doll (2018) e Broken Line (2019).

Além dos treinamentos para a delegação brasileira, Idziaszek também já contribuiu para as preparações das equipes de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

 

¹PhD: sigla utilizada para se referir ao grau de doutorado no exterior.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades