MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Etapa conquista resultado inédito nas seletivas de Informática

Por Colégio Etapa em 04/05/2021
Além da classificação histórica para a IOI 2021, outros alunos do Colégio Etapa também se destacaram nas seletivas de Informática.

Alunos do Colégio Etapa conquistaram um resultado inédito nas provas seletivas de Informática, as quais selecionam os estudantes brasileiros para as principais competições internacionais da disciplina.

Carolina Moura Valle Costa, Luiz Henrique Yuji Delgado Oda, Pedro Shinzato Chen e Yan Matheus Tavares e Silva se classificaram para a 33ª edição da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), considerada a maior competição de Informática do mundo para estudantes do Ensino Médio. E, pela primeira vez na história, a delegação que representará o Brasil na IOI será formada inteiramente por estudantes de uma mesma escola.

“Em 2020, o grande desafio foi manter a motivação dos alunos diante de um cenário repleto de incertezas sobre quais competições seriam mantidas, apesar da pandemia, e como teríamos que nos adaptar aos novos formatos dos torneios”, afirma Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

“Para isso, nossos professores se mobilizaram para oferecer uma preparação diferente, na qual os conteúdos exigidos pelas competições foram apresentados sob novas abordagens, mantendo o frescor da aprendizagem e incentivando os alunos a se superarem”, explica Motta.

“No caso da equipe olímpica de Informática, nós incluímos nos treinamentos a maratona de programação, na qual os alunos formavam grupos de até três membros para responder aos desafios propostos”, completa André Sousa, professor responsável pela preparação da equipe olímpica de Informática.

“Para nós, essa dinâmica foi essencial para o desenvolvimento dos participantes, pois percebemos que eles ficaram mais à vontade para interagir e socializar, mesmo com o distanciamento físico e, ainda, trabalharam em equipe para alcançar esses resultados juntos”, conclui Sousa.

Este ano, a IOI será realizada virtualmente entre os dias 19 e 25 de junho, pela Escola de Computação da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), país-sede do evento.

 

MULTI olímpicos

Além da classificação histórica para a IOI 2021, outros alunos do Colégio Etapa também se destacaram nas seletivas de Informática e foram selecionados para a 24ª Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC) e para a 1ª edição da Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI).

Confira a relação completa dos alunos classificados para as competições internacionais de Informática:

 

33ª Olimpíada Internacional de Informática (IOI) – edição virtual:

  • Carolina Moura Valle Costa;
  • Luiz Henrique Yuji Delgado Oda;
  • Pedro Shinzato Chen;
  • Yan Matheus Tavares e Silva.

 

24ª Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC) – edição virtual:    

  • Carolina Moura Valle Costa;
  • Kenzo Yves Yamashita Nobre;
  • Luiz Henrique Yuji Delgado Oda;
  • Pedro Shinzato Chen;
  • Willian Miura Mori;
  • Yan Matheus Tavares e Silva.

 

1ª Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) – edição virtual:

  • Carolina Moura Valle Costa;
  • Letícia Barbieri Stroeh.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades