Quatro alunas do Colégio Etapa foram premiadas na 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²), cuja prova foi aplicada no mês de outubro.
No Nível 3, disputado por estudantes do Ensino Médio, a nossa aluna Carolina Moura Valle Costa conquistou medalha de prata e encerrou a competição em 2º lugar no ranking geral.
Já Bruna Arisa Shoji Nakamura ganhou a medalha de bronze, enquanto as alunas Juliana Mitie Hosne Nakata e Leticia Barbieri Stroeh conquistaram menção honrosa.
“Estamos muito felizes por ter quatro alunas premiadas já na primeira edição do TM². Um dos objetivos do torneio é incentivar a participação de meninas de todo o Brasil em competições estudantis e, com esse resultado, esperamos que mais alunas do Etapa se sintam motivadas a participar dessa e de outras olimpíadas de Matemática”, ressalta Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Em 2019, a competição contou com a participação de 163 estudantes de todo o Brasil.
A participação de meninas em olimpíadas estudantis é uma realidade e o número de competidoras cresce a cada ano, especialmente nos torneios das Ciências Exatas.
Carolina Moura Valle Costa, medalhista da TM², também foi destaque em Informática e, após conquistar medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), tornou-se a primeira brasileira a se classificar para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI).
Carolina está na 1ª série do Ensino Médio e poderá participar de mais duas edições da IOI. A última vez que um estudante brasileiro se classificou para a competição ainda na 1ª série do Ensino Médio foi em 2009.
O TM² é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira edição do torneio ocorreu em 2019 e, com essa iniciativa, o comitê organizador pretende incentivar a participação feminina em treinamentos olímpicos e em competições científicas.
No TM², as estudantes concorrem individualmente, divididas em dois níveis:
As participantes do Torneio Meninas na Matemática são escolhidas entre as medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.
No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.
A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo seletivo das melhores universidades nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.