Alunos do Colégio Etapa foram premiados no Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2021, conquistando três medalhas de ouro, uma medalha de prata e quatro menções honrosas.
A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 2 e 10 de maio, contou com a participação de 88 estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).
Os medalhistas de ouro do TBF 2021 também garantem vaga nas delegações que representarão o Brasil em competições internacionais de Física.
E com esses resultados, um aluno do Colégio Etapa participará da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), considerada a maior competição dessa disciplina para os estudantes do Ensino Médio e prevista para ocorrer entre os dias 17 e 25 de julho. E outros dois alunos da nossa escola se classificaram para a Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), que ocorrerá entre os dias 19 e 26 de junho.
Confira a relação dos alunos medalhistas no TBF 2021:
- Lucas Takayasu – medalha de ouro e classificação para a IPhO;
- Bruno Makoto Tanabe de Lima – medalha de ouro e classificação para a EuPhO;
- Ian Seo Takose – medalha de ouro e classificação para a EuPhO;
- João Pedro Guimarães Guilherme – medalha de prata;
- Juliana Mitie Hosne Nakata – menção honrosa;
- Guilherme Junji Tutiya – menção honrosa;
- Letícia Satie Ito – menção honrosa;
- Vitor Hideki Gushiken – menção honrosa.
Sobre o Torneio Brasileiro de Física
A competição foi criada pela Sociedade Brasileira de Física com o intuito de estimular o interesse por essa disciplina e proporcionar novos desafios aos estudantes do Ensino Médio. Puderam participar do TBF 2021:
- Estudantes que tiveram um bom desempenho na OBF 2019 e na OBFEP 2019 e que concordaram em participar das provas seletivas para as competições Internacionais de Física;
- Os 10 competidores que cursaram a 2ª série do Ensino Médio em escolas privadas e tiveram um bom desempenho na OBF 2020;
- Os 10 estudantes que cursaram a 2ª série do Ensino Médio em escolas públicas e tiveram um bom desempenho na OBF 2020.