Amherst College, Colby College, Rice University, University of Wisconsin-Madison, Vanderbilt University
Stella Polachini Lopes Galvão chegou ao Colégio Etapa no 6º ano do Ensino Fundamental, após alcançar um bom desempenho no Desafio Etapa Júnior.
A jovem recorda que começou a considerar a ideia de estudar nos Estados Unidos após participar de eventos com a presença de ex-alunos do Etapa que já tinham realizado o sonho de estudar fora. “Percebi que esse sonho também poderia ser possível para mim e que o Setor Internacional me daria todo o apoio necessário”, afirma.
Durante o Ensino Médio, Stella integrou as equipes olímpicas de algumas disciplinas, como Astronomia, Ciências, Física e Robótica. “Eu conquistei medalhas em diversas competições, mas acredito que a minha principal conquista foi o 1º lugar no International Young Physicists’ Tournament (IYPT) Brasil 2020”, revela.
Outra atividade extracurricular na qual a jovem se destacou foi o Etapa Model United Nations (Emun), que lhe rendeu uma menção honrosa durante a participação no Harvard Model United Nations (HMUN) 2021. “Por meio do Emun, pude me conscientizar sobre diversas questões e desenvolver um novo olhar sobre os problemas do mundo”, afirma.
Um hobby que se transformou em um dos principais componentes do seu application¹ foi o Escotismo. “Nessa atividade, eu pude interagir com pessoas muito diferentes de mim, cultural e socialmente, o que me incentivou ainda mais a estudar no exterior. Além disso, acredito que minhas conquistas dentro do Movimento Escoteiro — como o distintivo de grau máximo de Escoteira da Pátria — colaboraram para a minha aprovação”, avalia.
Rumo aos EUA
O Colégio Etapa foi mais que uma inspiração para Stella iniciar sua jornada rumo à graduação nos Estados Unidos: “O Setor Internacional me ajudou a reunir toda a documentação necessária para as universidades americanas e na preparação dos professores que escreveram as minhas cartas de recomendação”, comenta a jovem.
“Mesmo antes de decidir sobre as candidaturas às universidades no exterior, eu já me dedicava muito às provas do Colégio, então o desempenho acadêmico exigido por essas instituições não estava distante daquele que eu costumava apresentar”, diz. Os outros requisitos foram a nota do SAT — exame padronizado adotado pela maior parte das universidades americanas — e o desempenho em testes de proficiência, como o Duolingo English Test e o TOEFL.
A composição das essays foi outra etapa importante do application. Para obter o resultado desejado, Stella praticou muito a escrita desse modelo de texto. “Minhas redações abordavam temas como as minhas expectativas em relação ao ingresso na universidade, os desafios que já enfrentei, as atividades extracurriculares das quais participei e o que me motivou a estudar Física. Até chegar à versão final de cada um dos textos, eu escrevi e reescrevi dezenas de rascunhos”, relata.
Para a Rice University, Stella ainda realizou uma entrevista virtual, que foi comandada por uma ex-aluna da instituição. “Eu me senti muito tranquila e, sem dúvidas, esse foi um dos meus momentos favoritos durante o processo de admissão”, revela.
Enquanto se prepara para estudar Ciência Política e Física na Amherst College, onde obteve uma bolsa full ride — ou seja, que cobre todas as despesas durante os anos de graduação —, Stella faz planos para o futuro.
“Eu quero seguir carreira acadêmica em Física, me tornar pesquisadora e professora do ensino superior. Pretendo voltar ao Brasil após o doutorado e trazer todo o conhecimento que acumular, contribuindo para a educação científica do nosso país”, conclui.
Sobre a Amherst College
A Amherst College é considerada a segunda melhor faculdade de liberal arts² dos Estados Unidos pelo ranking do jornal U.S. News & World Report. Uma das vantagens oferecidas pela instituição é que os estudantes podem criar majors³ interdisciplinares personalizados, escolhendo aulas introdutórias ou avançadas sobre Artes, Ciências e Humanidades.
“Escolhi a Amherst considerando as oportunidades acadêmicas e profissionais na região, além das pesquisas que os alunos têm a oportunidade de desenvolver ao longo do ano e durante o verão”, explica Stella.
¹Application: processo de seleção para as universidades americanas.
²Liberal arts: modelo de ensino adotado por muitas instituições de ensino superior americanas, no qual o aluno recebe uma formação interdisciplinar e tem ampla liberdade para escolher as matérias eletivas.
³Major: área de estudos principal durante a graduação em uma universidade americana.