MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunas são premiadas na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas

Por Colégio Etapa em 08/05/2020
A Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas visa estimular a participação das meninas em competições nacionais e internacionais de Matemática.

Carolina Moura Valle Costa e Letícia Barbieri Stroeh, alunas do Colégio Etapa, conquistaram medalhas de bronze na 9ª edição da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO).

Inicialmente, o torneio ocorreria na Holanda. Contudo, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, as competidoras realizaram as provas virtualmente entre os dias 15 e 21 de abril de 2020.

“Estamos muito felizes pelo desempenho das nossas alunas na EGMO. Esse resultado é fruto do esforço delas, dos professores do Etapa e dos pais, que seguem confiantes em meio a esse momento difícil”, comenta Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

Formada por quatro estudantes, a delegação que representou o Brasil na EGMO conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze. No total, a competição contou com a participação de 204 jovens de 53 países.

 

Sobre a Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas

Criada em 2012, no Reino Unido, a EGMO tem o objetivo de estimular a participação das meninas em competições nacionais e internacionais de Matemática. As estudantes competem individualmente, respondendo duas provas com três questões cada uma.

 

Equipe olímpica: uma janela de oportunidades

O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.

No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.

A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo seletivo das melhores universidades nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades