Três alunos do Colégio Etapa conquistaram medalhas na Olimpíada Iberoamericana de Informática (OII) 2023. Leonardo Valente Nascimento e Pedro Suyama Leston Rey receberam medalhas de ouro, enquanto Luiz Felipe Funaki Bigarelli foi condecorado com a prata.
Destaque para o desempenho de Leonardo, que atingiu a pontuação máxima na prova e ficou em 1º lugar no ranking geral do torneio. Com esse resultado, ele foi premiado com a medalha de ouro Top Gold — concedida aos alunos que encerram a competição no primeiro lugar geral.
A OII 2023 ocorreu nos dias 8 e 9 de julho, no formato on-line, e contou com a participação de 108 estudantes de 14 países.
Preparação para olimpíadas científicas
O Colégio Etapa oferece todo o suporte aos alunos que desejam competir em olimpíadas científicas. Além de aulas especializadas, é possível reforçar a preparação para as competições participando de treinamentos específicos para os torneios nacionais e internacionais de diversas disciplinas.
As olimpíadas do conhecimento enriquecem o currículo acadêmico dos estudantes e estimulam o aprendizado. Elas também podem contribuir para o acesso a diferentes instituições de ensino superior.
No Brasil, algumas universidades contam com processos seletivos que contemplam vagas olímpicas: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) são algumas delas. No âmbito internacional, os alunos que se destacam nesses torneios têm a oportunidade de se sobressair durante o processo de application1.
Sobre a Olimpíada Iberoamericana de Informática (OII)
Originalmente conhecido como Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC), o torneio sofreu uma mudança de nomenclatura em 2022 e passou a se chamar Olimpíada Iberoamericana de Informática.
Destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OII tem o intuito de estimular o interesse dos jovens por Informática e Tecnologia da Informação. Além disso, a competição busca identificar talentos nessas áreas e incentivar o intercâmbio cultural entre os participantes.
A olimpíada é composta por uma única fase em que os candidatos devem realizar uma prova individual. Ao longo de 5 horas, eles precisam resolver de três a cinco exercícios sobre Informática e Programação.
Em 2023, a competição contou com a participação de estudantes de diversos países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela.
Conheça nossos alunos medalhistas
Leonardo Valente Nascimento
Leonardo deu início aos seus estudos no Colégio Etapa com o intuito de ter uma preparação completa para as olimpíadas científicas. Desde então, o jovem já alcançou resultados expressivos em diversas competições, conquistando a medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Informática (2022) e as medalhas de prata na Olimpíada Internacional de Informática (2022 e 2023).
Embora sua disciplina favorita seja Matemática, Leonardo desenvolveu um interesse significativo pela Informática. “Eu já tinha afinidade com a área de tecnologia desde criança, mas meu envolvimento com as olimpíadas intensificou ainda mais essa paixão”, explica o aluno.
Luiz Felipe Funaki Bigarelli
As aulas de Robótica despertaram o interesse de Luiz Felipe desde o início de sua trajetória no Etapa. “Ao me envolver com as atividades extracurriculares oferecidas pelo Colégio, comecei a descobrir as olimpíadas científicas. Isso me possibilitou participar de competições em diversas disciplinas, como Física, Informática, Matemática e Química”, relembra o jovem.
Com o tempo, as conquistas vieram de forma significativa, principalmente na área de Informática. O jovem recebeu medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática (2021 e 2022), além da prata na Olimpíada Iberoamericana de Informática (2023). “Todos esses torneios me permitiram fazer amizades incríveis e adquirir conhecimentos que levarei para o resto da vida”, conclui.
Pedro Suyama Leston Rey
O interesse pelas olimpíadas científicas desempenhou um papel crucial na escolha de Pedro e sua família pelo Etapa. Com o incentivo dos professores, o suporte do Colégio e muita dedicação, o jovem conquistou medalhas em diversos torneios nacionais e internacionais.
Contudo, foi na área de Informática que ele se destacou ainda mais. Pedro recebeu medalhas de ouro e de prata na Olimpíada Brasileira de Informática (2020, 2021 e 2022), e de bronze na Olimpíada Internacional de Informática (2023). “Além das realizações acadêmicas, eu também aprendi a ser mais perseverante e a manter a concentração por períodos mais longos”, completa o aluno.
¹Application: processo seletivo para as universidades americanas e canadenses.