Maria Vitória de Mello Barros sempre sonhou em encontrar o seu nome na lista de aprovados para o curso de Economia da Universidade de São Paulo (USP). Depois de um ano de preparação com o Etapa, ela pôde comemorar essa conquista. “O resultado foi antecipado e eu estava viajando com a minha irmã e minhas primas. Durante a noite, encontrei os meus pais e nós celebramos juntos”, relembra.
Para Maria Vitória, a sensação de ser aprovada no vestibular é inexplicável. “Foi um momento muito emocionante para mim e para todos que estavam torcendo pelo meu sucesso. Eu evoluí muito nesse último ano e consegui superar os desafios que fizeram com que o meu resultado em 2021 fosse aquém do esperado”, explica.
“Eu priorizei o desempenho na primeira fase e consegui alcançar uma pontuação 20% acima da nota de corte. Acredito que esse foi o grande diferencial para a minha aprovação”, afirma a jovem. Maria Vitória também dedica essa conquista aos seus familiares. “Eu gostaria de agradecê-los por todo o apoio que recebi. Esse resultado é muito significativo, tanto para mim quanto para eles”, destaca.
Além do apoio familiar para persistir no sonho de estudar Economia em uma das melhores universidades do Brasil, Maria Vitória encontrou no Curso Etapa o suporte necessário para otimizar os estudos.
“Fazer o Impulso Inicial foi fundamental para a minha aprovação, pois ele oferece aulas preparatórias sobre os conteúdos essenciais de cada disciplina. Com isso, os alunos recebem os fundamentos exigidos para estudar tópicos mais avançados”, conta a caloura da USP.
A jovem ainda destaca os simulados como ferramentas muito importantes para a sua aprovação. “Os boletins de desempenho do Curso Etapa apresentam os resultados nos simulados e indicam os assuntos a que cada aluno precisa se dedicar mais. Dessa forma, eu consegui compreender quais eram os meus pontos fortes e onde deveria concentrar meus esforços”, explica.
Outro fator decisivo para o excelente desempenho de Maria Vitória de Mello Barros no vestibular da Fuvest foi a didática dos professores. “Além de apresentar todo o conteúdo das disciplinas, as aulas do Curso Etapa fazem o aluno pensar, e o assunto passa a ter muito mais significado quando conseguimos refletir sobre a lógica por trás dele”, revela.
O período pré-vestibular exige muita dedicação dos estudantes, por isso, a escolha de um bom curso preparatório é essencial. Para Maria Vitória, não houve dúvidas quando chegou a hora de tomar essa decisão. “Eu desejava ter a melhor preparação possível para aumentar as chances de encontrar o meu nome na lista, então escolhi o Curso Etapa”, conta.
A família da jovem também influenciou nessa escolha, uma vez que seus pais conheciam muito bem a qualidade do nosso curso. “Quando eram jovens, meus pais também foram alunos do Etapa, e também conquistaram aprovações na USP”, relata.
A ex-aluna ainda deixa uma mensagem para quem deseja conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular. “Uma boa estratégia é se concentrar para obter um bom desempenho na primeira fase; preferencialmente, com uma pontuação 20% acima da nota de corte”, aconselha.