MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Conheça os destaques do Manual do Candidato da Unicamp 2021

Por Curso Etapa em 24/09/2020
Confira o Manual do Candidato da Unicamp 2021!

Muitos estudantes aguardam a divulgação do Manual do Candidato da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para se prepararem melhor e aumentarem suas chances de saírem bem no vestibular.

Este ano, ele traz algumas alterações em relação às edições anteriores. Por isso, é muito importante que o candidato leia o material atentamente antes de se candidatar a uma vaga por meio dessa modalidade.

Confira a seguir os principais destaques do Manual do Candidato da Unicamp 2021.

 

Alteração nas datas e divisão da primeira fase

Com a pandemia causada pela Covid-19, a aplicação do vestibular da Unicamp teve algumas mudanças. Uma delas está relacionada à data de realização das provas, que ocorrerão mais tarde dessa vez.

Além disso, a primeira fase do vestibular foi dividida em dois dias. Dessa forma, os candidatos dos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Artes realizarão essa prova no dia 6 de janeiro de 2021. Já aqueles que pretendem ingressar em um curso da área de Ciências Biológicas e Saúde, farão o exame da primeira fase no dia 7 de janeiro de 2021.

 

Número de testes

Outra mudança apresentada na edição atual do Manual do Candidato da Unicamp 2021 é a redução do número de questões. Até o ano passado, os candidatos deveriam responder 90 testes no vestibular. Nessa edição, serão 72 questões objetivas divididas da seguinte maneira:

  • 12 de Língua Portuguesa e Literatura;
  • 12 de Matemática;
  • 8 de Biologia;
  • 8 de Física;
  • 8 de Química;
  • 8 de Geografia e Sociologia;
  • 8 de História e Filosofia;
  • 8 de Inglês.

 

Redução do tempo de prova

Com a diminuição do número de questões, o tempo para a realização da prova da primeira fase também será menor. Até a última edição do vestibular da Unicamp, os candidatos possuíam o prazo máximo de cinco horas para responder aos testes. Já em 2021, a prova da primeira fase terá quatro horas de duração.

 

Segunda fase

No que diz respeito a segunda fase do vestibular da Unicamp, foram alteradas apenas as datas dos exames, que também serão aplicados mais tarde do que nas edições anteriores, ocorrendo nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2021.

 

Leituras obrigatórias

A lista de obras obrigatórias também foi reduzida. Para o vestibular 2021, a Unicamp reduziu a lista de livros necessários para a prova de Português e de Literatura. Veja a relação atualizada dos livros exigidos:

 

Não utilização da nota do Enem

Neste ano, devido à mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Unicamp não utilizará a nota no exame como critério para aprovação dos candidatos. Contudo, as vagas deste edital serão incorporadas ao vestibular unificado. Ou seja, este ano a Unicamp terá 3.327 vagas disponíveis para 69 cursos, sendo que:

  • 322 delas são destinadas a candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 172 delas são reservadas para os estudantes autodeclarados pretos ou pardos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 145 delas são destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos e pardos.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades