A trajetória de Luana Ayumi Nagamine no Colégio Etapa teve início no 6º ano do Ensino Fundamental, após conquistar uma bolsa de estudos por meio do Desafio Etapa. Hoje, a jovem se prepara para iniciar o curso de Economia e Gestão Internacional da Università Bocconi — localizada em Milão, na Itália.
O desejo de estudar fora do Brasil surgiu após uma viagem de férias para Boston, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Luana teve a oportunidade de se hospedar em um campus universitário e visitar os campi da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
“Depois dessa experiência, eu comecei a assistir a vídeos com depoimentos de outros brasileiros que estudam no exterior, aperfeiçoei meu inglês e pesquisei mais sobre universidades internacionais renomadas”, conta a ex-aluna.
Ao longo dos anos em que estudou no Colégio Etapa, Luana se envolveu em atividades extracurriculares que contribuíram muito para o seu processo de admissão internacional.
Participar do Etapa Model United Nations (Emun) e do curso de Empreendedorismo e Finanças permitiu que a jovem aprimorasse suas habilidades de argumentação, liderança e trabalho em equipe. “Essas atividades extracurriculares foram essenciais para que eu desenvolvesse soft skills consideradas diferenciais pelas universidades do exterior”, explica.
Seus hobbies também foram relevantes para sua aprovação internacional. Além de tocar piano e jogar tênis, Luana também tem verdadeira paixão pela leitura. “Eu atribuo grande parte do meu vocabulário e da minha habilidade em escrita aos livros, o que foi fundamental para a redação das essays¹”, revela.
Luana contou com apoio integral de sua família e do Colégio Etapa durante todo o processo de admissão internacional, desde o preenchimento dos formulários de financial aid até a seleção dos temas que poderiam ser utilizados em suas redações autobiográficas. Dessa forma, ela pôde se concentrar na elaboração da college list.
“Esse foi um processo que envolveu muito estudo e reflexão. Eu me concentrei em universidades com sólidos departamentos de pesquisa e oportunidades extracurriculares para estudantes internacionais”, comenta Luana.
Para a jovem, o maior desafio do processo de admissão foram as essays, pois ela precisou elaborar algumas versões do seu personal statement². “Os encontros com a equipe do Setor Internacional me ajudaram muito. Por meio dos feedbacks, pude compreender exatamente os pontos que eu deveria aprimorar”, conta.
Luana também precisou apresentar cartas de recomendação como parte de sua candidatura, além de realizar exames padronizados e de proficiência na língua inglesa. “Para o SAT e o TOEFL, eu estudei por meio de simulados e de provas antigas. Já para os AP Exams de Cálculo e de Estatística, eu me preparei resolvendo exercícios apresentados em sala de aula e fiz uma revisão dos principais conceitos dessas disciplinas antes da prova”, recorda.
Depois de tanta dedicação, Luana Ayumi Nagamine conquistou a tão almejada aprovação internacional e recebeu o Bocconi Merit Award, uma bolsa por mérito que cobre 100% do valor da graduação. “As oportunidades que o Etapa me proporcionou foram imprescindíveis para que eu realizasse esse sonho. O Setor Internacional me auxiliou durante todo o processo da candidatura, desde a elaboração da college list até a produção das essays”, afirma.
“Mal pude acreditar que havia sido aprovada em uma das melhores universidades de Economia do mundo. Agora, pretendo me aprofundar em Econometria e Comércio Internacional para trabalhar em consultorias para a área estratégica de empresas”, diz.
Com programas reconhecidos mundialmente na área de Economia e Finanças, a Università Bocconi defende valores como o pluralismo e o progresso social e econômico.
A instituição se destaca por estar localizada em Milão, o centro financeiro da Itália. “Eu terei diversas oportunidades acadêmicas e profissionais estudando na Bocconi, além de estar imersa em uma cultura histórica e artística muito rica. Quero aproveitar ao máximo minha experiência na universidade, e acredito que isso será possível graças à preparação que tive no Etapa”, finaliza Luana.
¹Essays: redações autobiográficas que são exigidas no processo de candidatura às universidades internacionais.
²Personal statement: carta de motivação ou ensaio pessoal exigido no processo de candidatura de algumas instituições internacionais de ensino superior.