Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2022: Laura Saraiva Félix

Escrito por Colégio Etapa | 15/09/2022 13:32:00

Arizona State University, Drexel University, Northwestern University

 

Laura Saraiva Félix iniciou os estudos no Etapa em 2019, motivada pela aptidão para participar de competições estudantis. “Me interessei pelo programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), voltado aos estudantes que desejam adquirir um conhecimento mais profundo sobre Matemática olímpica. Um ano depois, obtive uma bolsa por mérito para estudar no Colégio”, relembra.

Contudo, o sonho de estudar fora já existia muito antes de a jovem chegar ao Etapa, graças a uma personagem de série televisiva que havia se formado em Ciência da Computação no Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Eu acabei me apaixonando pela ideia de estudar nos Estados Unidos e me formar em uma carreira que contemplasse as áreas de Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM)”, revela.

Durante a trajetória no Colégio, Laura conquistou duas medalhas de ouro (2020, 2021) na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); um ouro (2019) e uma prata (2020) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além disso, a ex-aluna acredita que o grande destaque da sua jornada acadêmica foi a experiência com o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT).

“Durante as aulas preparatórias para o IYPT, eu pude aprender Física Avançada do zero, fiz diversos experimentos laboratoriais e conheci pessoas incríveis. O resultado disso foi a conquista de uma medalha de ouro e do troféu Nicolau Gilberto Ferraro (2020) na etapa nacional da competição. Eu ainda participei da fase internacional como capitã da delegação brasileira”, recorda.

 

Um ano decisivo

“As universidades para as quais fui aprovada avaliaram diversos aspectos do meu desempenho escolar. Entre eles, foram exigidos o histórico escolar do Ensino Médio, as cartas de recomendação, as medalhas em olimpíadas científicas e as notas obtidas nos AP Exams”, conta.

Para atender a esses requisitos, Laura contou com o apoio do Colégio Etapa. “O Setor Internacional me ofereceu todo o suporte durante o período de produção das essays, fazendo revisões detalhadas dos meus textos. As aulas semanais e os simulados para os exames padronizados e de proficiência também foram decisivos para um bom resultado”, comenta.

“Além disso, professores com os quais eu tinha afinidade escreveram as minhas cartas de recomendação – e cada um deles destacou um aspecto diferente do meu perfil. Uma sugestão para quem quer se candidatar para universidades do exterior é solicitar essas cartas ainda no início da 3ª série do Ensino Médio. Assim, os docentes podem se preparar melhor e abordar as suas características mais relevantes”, aconselha a jovem.

Sobre as essays, Laura conta que abordou temas como o dia em que seu cachorro comeu parte de seu computador e como a Física lhe inspira a ser uma pessoa melhor. “Uma estratégia para redigir boas essays é escrever vários textos e pedir para um professor de inglês – ou alguém que conheça bem a estrutura desse gênero textual – revisá-las. No meu caso, esse trabalho foi realizado pelo Setor Internacional”, diz.

 

Planos para o futuro

O momento em que Laura Saraiva Félix descobriu ter sido aprovada para a universidade dos seus sonhos ficou gravado na memória. “Eu estava no metrô quando vi, em um grupo de WhatsApp, mensagens de parabéns a um amigo que tinha sido selecionado para a Northwestern University. Fiquei apreensiva e acessei imediatamente o site de admissões da instituição. Quando constatei que eu também havia conquistado a aprovação, comecei a chorar no transporte público”, conta.

Agora, a jovem começa a planejar seus próximos passos: “Quero me formar em Ciência da Computação e em Física na Northwestern University, onde obtive uma bolsa integral. No futuro, pretendo fazer um mestrado e, talvez, um doutorado, além de trabalhar na empresa que criou alguns dos meus jogos favoritos”, revela Laura.

 

 

Sobre a Northwestern University

A Northwestern University é considerada a décima melhor universidade dos Estados Unidos, segundo o ranking U.S. News and World Report. Com três campi e 12 faculdades, a instituição conta com dois ganhadores da Medalha Nacional de Ciências, três do prêmio Nobel e três do prêmio Pulitzer entre seus alumni.

“Para mim, essa universidade simboliza o paraíso do conhecimento. Muitos estudantes de lá optam pelo double major² e, no meu caso, sei que as experiências nos departamentos de Ciência da Computação e de Física serão incríveis”, anima-se.

 

¹Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.

²Double major: formação acadêmica na qual o estudante realiza duas habilitações durante a graduação.