MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos do Colégio Etapa são premiados na LARC 2020

Por Colégio Etapa em 24/11/2020
As equipes Flex Team e Momentum Robotics representaram o Colégio Etapa na LARC 2020.

Alunos do Colégio Etapa foram premiados com duas medalhas de ouro e uma de prata na última edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), que foi realizada virtualmente no dia 4 de outubro.

A equipe Momentum Robotics, composta por nove alunos, se dividiu em dois grupos para competir em duas categorias. O primeiro deles, formado por Felipe Akio Matsuoka, Pedro Shinzato Chen, Rafael Oliveira Schuch e Thiago Santos Palavicini, conquistou uma medalha de ouro na categoria Rescue Maze. Já o grupo composto pelos alunos André Kenji Hidaka Matsumoto, Bai Jialin, Eiji Vitor Isogai, Frederico Jon Campos e Gustavo Yukio Yamazaki conquistou uma medalha de ouro na categoria OnStage Advanced.

Além dos resultados obtidos pela Momentum, a equipe Flex Team – formada pelos alunos Caio Hokama Freitas, Caio Vinícius Jun Pereira, Henrique Passos Lima e Luiz Felipe Funaki Bigarelli – ficou com a medalha de prata na categoria Rescue Maze.

“O empenho dos nossos alunos foi fundamental para a conquista desse resultado. Apesar dos desafios impostos pelas medidas de isolamento social, os alunos conseguiram se organizar e apresentar trabalhos excelentes em todas as modalidades nas quais eles competiram”, afirma Raphael Felizardo Correia, professor de Robótica do Colégio Etapa.

 

Como funcionaram as disputas na LARC 2020?

Nos torneios de Robótica, vencem os competidores que conseguem construir robôs capazes de cumprir todos os desafios determinados pelo comitê organizador. No caso da LARC 2020, os robôs da categoria Rescue Maze deveriam superar obstáculos, labirintos e pistas irregulares para resgatar pessoas em situação de perigo. Os robôs ganhavam pontos de acordo com o número de vítimas socorridas ao longo do percurso.

Já a categoria OnStage Advanced contou com a participação de estudantes veteranos de outras edições da Competição Ibero-Americana de Robótica, que foram avaliados por meio de uma série de desafios, incluindo a demonstração e a entrevista técnicas, o desempenho do robô na pista de competição e a produção de um relatório científico das atividades.

 

Sobre a LARC

A LARC é o maior torneio de Robótica da América Latina. O torneio conta com a participação de estudantes de 12 a 19 anos e, no caso do Brasil, é necessário submeter o projeto de construção do robô ao comitê organizador, que estabelece os critérios do torneio e seleciona as equipes.

A Competição Latino-Americana de Robótica estimula o desenvolvimento dos participantes por meio de projetos em equipe, nos quais eles aprendem novas habilidades enquanto contribuem para o progresso da Ciência.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades