Isabela Harue Uemura Miyaki iniciou os estudos no Colégio Etapa no 8º ano do Ensino Fundamental. Durante o Ensino Médio, seus pais sugeriram que ela ingressasse na turma do Advanced Placement (AP), considerando que ela poderia se interessar por uma graduação no exterior futuramente. E eles estavam certos: já nos primeiros dias de aula, a jovem se apaixonou pela ideia de estudar fora do Brasil.
Na opinião de Isabela, as disciplinas do AP foram essenciais tanto para a sua preparação quanto para o application¹. “Foi um processo desafiador, pois essas aulas abordam conteúdos de nível universitário. Mas, com o apoio dos professores e a ajuda dos tutores – ex-alunos do Etapa que tiraram a nota máxima quando realizaram esses exames –, foi possível alcançar o resultado esperado”, relembra.
Durante a trajetória no Colégio Etapa, Isabela também participou do time de Vôlei da escola. “Fazer parte da equipe foi essencial para que eu chegasse onde estou hoje, considerando que a atividade exige dos participantes comprometimento e trabalho em equipe”, afirma.
Além disso, a ex-aluna participou do Clube de Ciências; em 2019, ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG); e, ainda, realizou trabalhos voluntários como mentora e tutora de História no Curso Ipê, um cursinho preparatório popular. “As atividades extracurriculares são muito importantes, pois revelam os assuntos pelos quais o candidato se interessa”, observa.
Sabendo que o personal statement² e as essays são muito importantes para a construção de uma candidatura de destaque, Isabela decidiu abordar alguns hobbies nesses textos. “No personal statement, expliquei minha paixão pela confecção de pulseiras personalizadas, pois essa atividade me ajuda a relaxar e a me conectar com outras pessoas. A minha experiência no Vôlei também foi tema de uma essay, na qual refleti sobre sair da zona de conforto e a minha superação como pessoa e atleta”, detalha.
Outro requisito necessário para o application são os testes padronizados e de proficiência, como o SAT e o TOEFL. Para ter um bom desempenho, Isabela assistiu às aulas preparatórias para esses exames e realizou simulados. Além disso, antes da prova oral, ela recebeu tutoria de uma ex-aluna do Colégio.
Em um dos processos de seleção, a jovem participou de uma entrevista on-line para se apresentar, falar sobre o que faz nos momentos de lazer e dizer o que a motivou a se candidatar para aquela universidade. “Eu me preparei listando todos os tópicos que valorizava na instituição e elencando minhas metas. Também fiz a simulação de uma entrevista com o Setor Internacional do Etapa, em que recebi dicas valiosas sobre como me portar e quais tópicos eu deveria ressaltar”, explica.
Durante o breve período que antecedeu a abertura do e-mail endereçado pela universidade, Isabela sentiu seu coração disparar. “Eu estava em um restaurante com os meus pais do outro lado da mesa. Quando li o ‘Congratulations’, quis gritar de alegria. Nada mais importava, eu tinha a melhor notícia do mundo para compartilhar com a minha família: ia fazer faculdade nos Estados Unidos”, relembra.
Devido ao seu interesse pela área de Recursos Humanos, que surgiu após realizar cursos de verão em Psicologia Social e em Comunicação para a Vida e o Trabalho, a jovem decidiu se matricular nas graduações de Administração e de Psicologia da Northeastern University.
“Escolhi essa instituição considerando as oportunidades acadêmicas oferecidas, como fazer co-ops – programas educacionais de seis meses em que o estudante trabalha integralmente – realizar intercâmbios, ajudar a comunidade do entorno ou fazer um projeto de pesquisa”, afirma.
A Northeastern University é considerada a 49ª melhor universidade dos Estados Unidos pelo ranking do jornal U.S. News and World Report, que avalia mais de 4 mil instituições de ensino superior americanas.
“É uma universidade que visa enriquecer o currículo do estudante para que ele tenha ainda mais chances no futuro. Além disso, a Northeastern conta com diversas iniciativas para criar um ambiente diverso e colaborativo durante e depois desse ciclo, por meio do sistema global de alumni”, completa Isabela.
¹Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.
²Personal statement: carta de motivação ou ensaio pessoal exigido no processo de candidatura de algumas instituições internacionais de ensino superior.