MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno do Colégio Etapa conquista medalha na IPhO 2021

Por Colégio Etapa em 26/07/2021
A delegação que representou o Brasil na IPhO 2021 conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze.

Lucas Takayasu, aluno do Colégio Etapa, foi condecorado com uma medalha de bronze na 51ª edição da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), considerada a maior competição do mundo dessa disciplina para estudantes do Ensino Médio.

Inicialmente, o torneio ocorreria presencialmente na cidade de Vilnius, na Lituânia. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, a IPhO 2021 foi realizada na modalidade on-line entre os dias 17 e 24 de julho.

“O envolvimento do Lucas com as olimpíadas começou cedo, o que foi fundamental para que ele construísse uma trajetória ascendente rumo à IPhO. Essa escalada só foi possível graças ao esforço dele, ao apoio da família e ao trabalho realizado pelos professores do Etapa, que se mobilizaram para oferecer orientação e treinamentos, os quais foram restruturados em função das restrições impostas pela pandemia”, declara Bruno Albuquerque, professor responsável pela preparação olímpica de Física do Colégio Etapa Vila Mariana.

Formada por cinco estudantes, a delegação que representou o Brasil na IPhO 2021 conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze, encerrando a competição em 13º lugar no ranking geral do torneio.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Física (IPhO)

Realizada pela primeira vez na Polônia, em 1967, nos mesmos moldes da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a IPhO tem como principal intuito estimular o estudo e o aprendizado da Física entre os jovens das nações participantes.

Na IPhO, cada país pode enviar uma delegação formada por até cinco estudantes, acompanhados por dois líderes de equipe e um time de observadores. Durante o evento, os jovens competem individualmente por meio da realização de duas provas: uma teórica, na qual eles têm cinco horas para responder três questões com diferentes níveis de complexidade; e um exame experimental, o qual consiste na análise e interpretação de fenômenos físicos, que pode levar de duas a cinco horas.

 

Conheça nosso aluno medalhista:

Lucas Takayasu iniciou os estudos no Colégio na 1ª série do Ensino Médio, em 2019, logo após obter um bom desempenho no Desafio Etapa. “Além da bolsa de estudos, eu também recebi boas recomendações do meu irmão quanto à tradição em competições científicas e na preparação da escola para os vestibulares”, afirma.

E foi no Colégio que Lucas começou a se dedicar às olimpíadas, com o propósito de participar pela primeira vez de um torneio internacional, feito que ele alcançou já no primeiro ano de preparação. “A principal meta era me classificar para a Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) e, depois de muito esforço e com o apoio dos professores do Etapa, superei minhas expectativas conquistando uma medalha de prata. E esse resultado me motivou a ambicionar novas conquistas, como a IPhO, por exemplo”, ressalta.

Além da condecoração recebida durante a IJSO, Lucas já conquistou mais de 20 medalhas em competições nacionais e internacionais. Entre os destaques, estão: um ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), em 2020; um ouro (2019) e um bronze (2020) na Olimpíada Brasileira de Física (OBF); e, ainda, um ouro no Torneio Brasileiro de Física (TBF), em 2020, que lhe rendeu a classificação para a IPhO deste ano.

Sua lista de conquistas ainda inclui dois ouros na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), em 2019 e 2020; uma medalha Top Gold¹ na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), em 2020; e dois ouros (2020 – Top Gold e 2021) na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP).

“A participação nas olimpíadas colaborou não só para o meu desenvolvimento acadêmico, como também me deixou mais confiante, determinado e disciplinado. Já no aspecto pessoal, fiz novos amigos e fui recompensado por toda a dedicação aos estudos, recebendo medalhas e conhecendo países, culturas e pessoas que compartilham dos mesmos interesses que eu, o que contribuiu para a ampliação das minhas percepções sobre o mundo”, avalia.

 

¹Top Gold: medalha destinada ao estudante que alcançou o melhor desempenho entre todos os competidores.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades