MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Etapa é premiado em competição internacional de Ciências

Por Colégio Etapa em 16/12/2019
Competição internacional de ciencias

Os alunos do Colégio Etapa Vinícius Kenji Amano Tanaka e Lucas Takayasu conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, na 16ª edição da Olimpíada Internacional Junior de Ciências (IJSO).

Realizada entre os dias 3 e 12 de dezembro na cidade de Doha, no Catar, a competição internacional de Ciências contou com a participação de jovens de 70 países.

Formada por seis estudantes, a delegação que representou o Brasil na IJSO conquistou duas medalhas de ouro e quatro de prata.

 

Sobre a IJSO

A Olimpíada Internacional Junior de Ciências foi criada em 2004 e ocorreu pela primeira vez na cidade de Jakarta, na Indonésia. Desde então, o torneio é realizado a cada ano em um país diferente.

Podem participar da competição internacional de Ciências jovens de até 15 anos de idade. No caso do Brasil, os participantes da IJSO são escolhidos entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) após passarem por uma seletiva no mês de setembro.

Na IJSO, os estudantes fazem provas de múltipla escolha e dissertativas, além de testes práticos das disciplinas de Biologia, Física e Química.

Por se tratar de uma competição interdisciplinar, os alunos selecionados para a IJSO participam de treinamentos que incluem aulas semanais das três disciplinas cobradas no torneio e de uma preparação especial para a prova experimental. Desde 2014, os estudantes escolhidos para compor a equipe brasileira na competição recebem o treinamento prático no Colégio Etapa.

 

Equipe olímpica: uma janela de oportunidades

O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.

No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.

A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo de seleção das melhores instituições de ensino nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades