Arizona State University, Northwestern University, The Pennsylvania State University, University of California – Los Angeles, University of California – Santa Cruz, University of Colorado-Boulder, University of Wisconsin-Madison
Ian Liu Faversani iniciou seus estudos no Colégio Etapa atraído pela estratégia pedagógica da instituição. “O Etapa tem uma filosofia de trabalho contínuo muito interessante, na qual é realizada a aplicação de provas semanais em vez de bimestrais. Com isso, somos frequentemente estimulados, o que aumenta o aprendizado e a produtividade”, afirma.
Já o desejo de fazer uma graduação no exterior veio associado à sua paixão pela Astronomia, personificada em figuras como Albert Einstein, Neil DeGrasse Tyson e Katie Bouman. “Os Estados Unidos são referência em inovações físicas e astronômicas, e o sonho de participar dessa história me incentivou a dar o primeiro passo para estudar fora”, revela.
O interesse em aprofundar-se no estudo dessa área também motivou Ian a participar de competições olímpicas durante sua trajetória no Colégio. Suas conquistas incluem medalhas de prata (2021 e 2022) e de bronze (2020) na International Astronomy and Astrophysics Competition; além de medalhas de ouro (2019, 2020 e 2021) e prata (2016, 2018 e 2022) na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
O jovem também se envolveu em outros projetos relacionados a esse universo, como um summer program promovido pela equipe de astrofísicos da Northwestern University para estudantes do Ensino Médio e uma pesquisa bibliográfica do telescópio espacial Plato, desenvolvida sob mentoria do representante brasileiro deste projeto da Agência Espacial Europeia (ESA).
Essas experiências contribuíram significativamente para a aprovação internacional de Ian. “O maior diferencial do meu perfil era justamente a clareza sobre a área que eu queria seguir. A minha trajetória já estava em construção, o que abriu portas para eu me inserir no campo da Astronomia”, explica.
Em busca de um sonho
Quando chegou o momento de iniciar o processo de application¹, Ian elaborou sua college list considerando o rigor acadêmico e o volume de pesquisa das universidades. Outros fatores importantes para ele foram os acessos a telescópios e as bases de dados astronômicos das equipes de pesquisa de cada instituto.
Entre as diversas etapas importantes desse processo estão as cartas de recomendação e os testes padronizados e de proficiência. “Eu me preparei bastante para demonstrar os meus conhecimentos. Realizei o SAT e o Duolingo English Test (DET) e atingi resultados satisfatórios”, afirma.
Segundo Ian, um grande desafio da fase final foi o processo de produção das essays2. “Todas as universidades solicitaram o personal statement3 e a maioria pediu mais de uma essay. Os temas eram bem abrangentes, envolvendo tópicos como interesses pessoais, experiências de pesquisa e obstáculos superados”, diz.
Para conciliar todas as exigências do application com as aulas regulares e as atividades extracurriculares, o jovem precisou aprender a gerenciar o seu tempo. “Nesse ponto, a disciplina e a habilidade de estabelecer prioridades foram fundamentais. Como o histórico escolar é um critério muito importante para as universidades internacionais, sempre fiz questão de equilibrar as minhas atividades e de manter as notas altas”, conta.
Quando avalia a trajetória que o conduziu até a aprovação, Ian destaca o papel do Colégio nessa conquista. “Acredito que o Etapa ofereceu a melhor formação acadêmica que eu poderia ter recebido, e o Setor Internacional proporcionou todo o suporte necessário para o meu sucesso”, justifica.
Destino: Califórnia
O resultado de toda essa dedicação foram sete aprovações em universidades dos Estados Unidos, inclusive na University of California – Los Angeles, onde irá cursar Astrofísica. “Ser admitido nessas instituições me deixou muito feliz e aliviado, pois o esforço dos últimos anos foi recompensado. Ao escolher a faculdade na qual irei estudar, levei em consideração a excelência do corpo docente, que inclui Andrea Ghez, ganhadora do Prêmio Nobel de Física de 2020”, explica Ian.
Sobre a University of California – Los Angeles
A UCLA faz parte das chamadas Public Ivies — o grupo das universidades públicas mais prestigiadas dos Estados Unidos — e se destaca por ser um grande centro de pesquisa do país, permitindo que seus alunos integrem equipes de estudos desde o início da graduação.
Entre os alumni da instituição estão diversas figuras proeminentes em suas áreas, incluindo mais de oito ganhadores do Prêmio Nobel e três vencedores de prêmios Pulitzer.
¹Application: termo utilizado para o processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.
²Essays: redações autobiográficas exigidas no processo de candidatura às universidades internacionais.
³Personal Statement: carta de motivação ou ensaio pessoal exigido no processo de candidatura de algumas instituições internacionais de ensino superior.