MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Fuvest divulga Manual do Candidato: confira os destaques

Por Curso Etapa em 15/09/2020
Confira os principais destaques do Manual do Candidato da Fuvest 2021.

O Manual do Candidato da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) foi divulgado no dia 24 de agosto e traz algumas mudanças importantes em relação à edição anterior. Por isso, os candidatos a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) por meio dessa modalidade de ingresso devem lê-lo atentamente.

Confira os principais destaques do manual da Fuvest 2021 a seguir!

 

Calendário

As inscrições para o vestibular da Fuvest poderão ser feitas até o dia 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 182 e o pagamento deverá ser realizado até o dia 27 de outubro.

Este ano, as provas da primeira fase da Fuvest ocorrerão no dia 10 de janeiro de 2021. Já as provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 21 de fevereiro (Português e Redação) e 22 de fevereiro de 2021 (Conhecimentos Específicos).

 

Leituras obrigatórias

As obras obrigatórias serão cobradas na prova de Literatura tanto na primeira quanto na segunda fase da Fuvest. Veja a relação dos livros exigidos:

 

Oferta de vagas

Em 2021, a USP oferecerá 11.147 vagas, sendo 8.242 por meio do vestibular da Fuvest e 2.905 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado aos candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, a resolução normativa nº 7.373/2017 da Universidade de São Paulo determinou que, a partir de 2021, 50% das vagas de cada curso de graduação serão destinadas aos estudantes de Escolas Públicas (EP). Dentro desse grupo, 37,5% das vagas serão reservadas aos candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), ou seja, 18,75% do total de vagas oferecidas pela USP.

 

Mudanças

A Universidade de São Paulo também anunciou mudanças relacionadas à oferta geral de cursos:

  • O próximo vestibular contará com um novo curso de graduação: o Bacharelado em Ciências de Dados, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos;
  • A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) anunciou a criação de uma nova habilitação: trata-se do curso de Engenharia Nuclear, que será oferecido como complemento da carreira 780 (Engenharia na Escola Politécnica) do vestibular da Fuvest;
  • Já o curso de Ciências Contábeis – Diurno (carreira 165), oferecido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), deixou de existir;
  • Além disso, os cursos de Farmácia – Bioquímica (carreiras 460 e 465) se chamarão apenas Farmácia, em São Paulo e em Ribeirão Preto;
  • Por fim, o curso de Bacharelado em Estatística – São Carlos (carreira 790) agora se chama Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados – São Carlos.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades