MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Etapa realiza evento sobre o desafio de prestar vestibular

Por Colégio Etapa em 22/03/2021
O evento sobre o desafio de prestar vestibular ocorreu no dia 25 de fevereiro.

O Colégio Etapa realizou mais uma edição da palestra “O Desafio de Prestar Vestibular” no dia 25 de fevereiro. Durante o evento, Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa, comentou os principais aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos grandes vestibulares paulistas, que selecionam estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e para a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

Confira os destaques do evento sobre o desafio de prestar vestibular:

As matérias decisivas para a aprovação

Alguns vestibulandos costumam fazer um cronograma de estudos considerando apenas suas aptidões e as disciplinas que serão cobradas nas provas de conhecimentos específicos. Contudo, Motta alerta para a importância de o estudante dominar todos os conteúdos abordados pelos exames, pois a concorrência entre os candidatos tem crescido a cada ano.

“O curso de Direito, por exemplo, costuma atrair jovens que se identificam mais com as Ciências Humanas. Por conta disso, os estudantes que também dominam as disciplinas de Ciências Exatas costumam sair na frente na disputa por uma vaga dessa carreira. Não por acaso, a matéria decisiva para a aprovação no curso de Direito da USP é Matemática”, explica Motta.

 

Notas de corte

“As notas de corte costumam variar a cada ano, dependendo do nível de dificuldade da prova. Por isso, o candidato precisa ter em mente que é imprescindível superar a nota de corte do ano anterior, garantir uma boa margem, para ser aprovado no vestibular. Caso contrário, será difícil diminuir a desvantagem na segunda fase. Sendo assim, nós recomendamos que os estudantes se preparem para superar a nota de corte em 10%, ou seja, no caso de um curso cuja nota de corte é 60, o candidato deveria acertar pelo menos 66 questões”, explica.

“Naturalmente, Medicina é um caso à parte, por se tratar de uma carreira com uma nota de corte muito alta, portanto, consideramos que os candidatos classificados para segunda fase desse curso já são bastante competitivos e têm boas chances de aprovação”, ressalta Motta.

 

Como se preparar para sair na frente

Edmilson destaca que os estudantes precisam conhecer o estilo de cada prova para ter um bom desempenho nos vestibulares. “Os simulados são uma excelente oportunidade para testar os conhecimentos sobre os conteúdos estudados e, ainda, para identificar as características dos exames, que podem exigir conhecimentos interdisciplinares, análise de gráficos, tabelas e diferentes gêneros textuais, por exemplo”, afirma Motta.

“Além disso, os simulados ajudarão o estudante a se programar para responder todas as questões considerando o tempo de duração do exame e, ainda, a desenvolver estratégias eficazes para cada tipo de prova”, conclui Motta.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades