MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos do Etapa são destaque na OBMEP 2019

Por Colégio Etapa em 09/12/2019
OBMEP 2019

Alunos do Colégio Etapa conquistaram 11 medalhas de ouro, 23 de prata, 29 de bronze e 71 menções honrosas na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019), cujas provas finais foram realizadas em setembro.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que conquistaram mais de 130 medalhas em todos os níveis da competição”, destaca Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

“Isso premia o esforço e a dedicação dos alunos, além do apoio das famílias, e nos incentiva a continuarmos com uma preparação forte para as competições”, completa Barbosa.

Com esse resultado, o Etapa foi o colégio que mais conquistou medalhas de ouro na modalidade Escolas Privadas: no total, os nossos alunos conquistaram 15% de todas as medalhas de ouro distribuídas aos estudantes das escolas particulares.

 

Sobre a OBMEP 2019

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática no Brasil.

Na OBMEP, os estudantes competem individualmente em duas modalidades – Escolas Públicas e Escolas Privadas (desde 2017) –, que são divididas em três níveis:

  • Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 3: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Em 2019, a OBMEP contou com a participação de 18,2 milhões de estudantes de todo o Brasil.

 

Equipe olímpica: uma janela de oportunidades

O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.

No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.

A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo de seleção das melhores instituições de ensino nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

 

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades