Alunos do Colégio Etapa foram premiados na Competição Latino-americana de Robótica (LARC), que foi realizada entre os dias 22 e 26 de outubro, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
A equipe Momentum, formada por alunos do Etapa, se dividiu em grupos durante o torneio: o primeiro deles, composto por Ana Samira Velásquez Chinchila, Gabriel Mazili, Giulia E. Oliveira Castro e Henrique Passos Lima, conquistou medalha de prata na categoria RoboCup Junior OnStage.
Já na categoria RoboCup Junior Rescue Maze, o grupo formado por Pedro Shinzato Chen, Rafael Kenzo Sakamoto e Vitor Siqueira Figueiredo, conquistou medalha de bronze.
“Robôs competitivos devem ser capazes de identificar obstáculos físicos e outros comandos com a menor interferência humana possível. No Etapa, os alunos dispõem da infraestrutura necessária para construí-los, usando ferramentas de automação e participando das aulas em nossos laboratórios maker*”, destaca Raphael Correia, professor de Robótica do Colégio Etapa.
Com esse resultado, os medalhistas de prata disputarão o Festival Nacional de Robótica (FNR), competição que envolve estudantes do mundo todo e que ocorrerá em Portugal, em abril de 2020.
A LARC é o maior torneio de Robótica da América Latina. A competição conta com a participação de estudantes de 12 a 19 anos e, no caso do Brasil, é necessário submeter o projeto de construção do robô ao comitê organizador, que estabelece os critérios do torneio e seleciona as equipes.
Em 2019, os alunos do Etapa competiram em duas categorias: Rescue Maze, em que os robôs devem superar obstáculos, subidas e descidas íngremes e, ainda, terrenos irregulares para socorrer vítimas em uma simulação de incêndio.
Já na categoria OnStage, os robôs devem ser programados para dançar uma música e são avaliados pela qualidade na execução da coreografia e pela caracterização, que deve estar de acordo com o ritmo musical apresentado.
O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.
No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.
A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo de seleção das melhores instituições de ensino nacionais e internacionais. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.
Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.
*Laboratório Maker: espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos baseados na cultura Maker, mais conhecida como a cultura do “Faça Você Mesmo”.