MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2020: Bruna Brenno Oliveira

Por Colégio Etapa em 17/08/2020
Bruna Brenno Oliveira também foi aprovada na UFABC e na Unifesp.

Iowa State University, University of Minnesota – Twin Cities e University of Toronto

 

Bruna Brenno Oliveira, 18 anos, começou a estudar no Colégio Etapa na 1ª série do Ensino Médio em 2017. “Decidi estudar no Etapa após assistir a palestra de uma ex-aluna que se formou no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Fiquei interessada em saber mais sobre graduação no exterior e concluí que aqui era o melhor lugar para viabilizar isso”, relembra.

No Ensino Médio, a trajetória de Bruna foi marcada por diversas participações em atividades extracurriculares. Inclusive, a jovem fez parte de algumas equipes olímpicas do Colégio, conquistando três medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA): uma de ouro em 2018; uma de prata em 2019; uma de bronze em 2017. E mais uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) em 2018.

Bruna também foi voluntária de um projeto de pesquisa realizado no departamento de Neurociência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No início, ela tratava os dados primários e cuidava das crianças que eram analisadas pela neurocientista responsável pelo programa.

Com o passar do tempo, ela ganhou a confiança da pesquisadora e começou a trabalhar na análise técnica das informações. “Essa experiência foi especialmente relevante para que eu descobrisse o meu interesse em pesquisa científica”, comenta.

Para Bruna, o interesse pela pesquisa contou muitos pontos a seu favor. Assim como ocorre nos Estados Unidos, as atividades extracurriculares são muito valorizadas nos processos de seleção das universidades canadenses. Por isso, os estudantes que demonstram competências científicas saem na frente na disputa por uma vaga nos cursos de graduação.

Além disso, ela ainda participou do projeto Girl Up, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de desenvolver a liderança em garotas para que elas se tornem agentes de mudança.

“Por meio desse projeto, eu fiz um trabalho voluntário com meninas carentes, para viabilizar o acesso a serviços básicos e, ainda, ministrei aulas de empoderamento feminino”, conta.

O currículo de Bruna também inclui a participação no Projeto Cria – Dança e na atividade extracurricular de Empreendedorismo e Finanças do Colégio Etapa, que a permitiu conhecer o evento Startup Weekend Youth. Realizada em mais de 150 países, essa é uma iniciativa na qual os participantes têm 54 horas para conceber uma startup¹ do zero.

 

“Pense como uma engenheira”

Todo esse esforço, somado aos resultados de suas provas de proficiência, foi determinante para a aprovação de Bruna Brenno Oliveira em três universidades internacionais: na Iowa State University e na University of Minnesota – Twin Cities, consideradas uma das melhores universidades públicas do centro-oeste dos Estados Unidos; e na University of Toronto, localizada no Canadá e onde ela escolheu estudar.

 

Bruna Brenno Oliveira escolheu estudar na University of Toronto.

Campus da University of Toronto 

 

“O processo seletivo da University of Toronto foi inusitado e desafiador, porque eu precisei responder a um quiz com diversos problemas lógicos e matemáticos. Com esse teste, a instituição queria saber se eu raciocinava como uma engenheira, orientada para a resolução de problemas. Felizmente, essa é justamente uma das minhas aptidões e deu tudo certo”, diz.

Além desses resultados, Bruna também foi aprovada no curso de Engenharia da Universidade Federal do ABC (UFABC) e no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Enquanto aguarda o início do semestre, a jovem comenta os seus próximos passos. “Pretendo cursar Ciência da Engenharia e trabalhar em projetos de pesquisa sobre fontes de energia alternativa”, revela.

 

Sobre a University of Toronto

A University of Toronto é considerada a melhor universidade do Canadá, de acordo com o ranking QS World University. Trata-se uma instituição de grande porte, com mais de 70 mil alunos, sendo que 20% deles são estrangeiros.

A University of Toronto também é a instituição de ensino que mais recebe investimentos em pesquisa no país, o que possibilita inúmeras descobertas científicas e faz com que ela seja considerada um dos maiores polos de pesquisa do mundo.

 

¹Startup: empresa criada para aprimorar ou desenvolver novos modelos de negócio, com o objetivo de atender às necessidades de pessoas ou empresas.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades