MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2020: Amanda Angeloni Souza

Por Colégio Etapa em 17/06/2020
Amanda Angeloni Souza também foi aprovada no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Institut National des Sciences Appliquées, North Carolina State University, Pennsylvania State University, University of Colorado at Boulder e University of Florida

Amanda Angeloni Souza, 17 anos, chegou ao Colégio Etapa São Paulo em 2017, para cursar o Ensino Médio. “O que me motivou a escolher o Etapa foi o grande número de aprovações em universidades públicas brasileiras, que inicialmente era o meu objetivo”, relembra.

Contudo, tudo mudou após a participação de Amanda na Feira Etapa de Universidades Internacionais, evento que reúne os representantes das universidades e estudantes que desejam esclarecer as dúvidas sobre os processos de seleção. “Eu queria cursar Engenharia Aeroespacial, mas estava em dúvida porque esse curso tem um campo de atuação restrito no Brasil. Já no exterior as possibilidades são inúmeras, pois as universidades investem muito em pesquisa e desenvolvimento”, conta.

Após tomar a decisão de fazer o application¹, Amanda precisou lidar com o desafio de preparar a sua candidatura em menos de um ano. Por conta disso, durante esse período, ela se dedicou a diversas atividades extracurriculares para conquistar um currículo que se destacasse.

Junto com os amigos, a jovem participou do projeto “Minha Startup”, da atividade extracurricular de Empreendedorismo & Finanças do Colégio Etapa, e se classificou entre os cinco melhores grupos da sala. Após esse resultado, ela e os seus colegas de equipe se apresentaram na incubadora de startups de uma grande instituição financeira brasileira.

Amanda também integrou o Projeto Cria – Fotografia e atuou no comitê de Imprensa do Simula Etapa, evento no qual os alunos representam os comissários da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de debater e propor soluções para temas contemporâneos e de importância histórica.

“Considerando que eu sempre fui muito tímida, posso afirmar que a minha participação nessas atividades foi a maior conquista do Ensino Médio. Para alcançar o meu objetivo, precisei sair da minha zona de conforto, interagir intensamente com os professores e colegas durante os projetos e, por conta disso, vivenciei experiências incríveis no Colégio”, ressalta.

 

Recompensa

Amanda Angeloni Souza contou com o apoio do Setor Internacional para cumprir todos os requisitos exigidos pelas universidades: a redação das essays², a preparação para ter um bom desempenho tanto no Enem quanto no SAT³ e, ainda, a pesquisa para encontrar instituições de ensino superior internacionais que tinham mais a ver com o seu perfil.

Todo esse esforço foi determinante para a aprovação da jovem em cinco universidades: na North Carolina State University, na Pennsylvania State University, onde ela irá estudar, na University of Colorado at Boulder e na University of Florida, localizadas nos Estados Unidos; e no Institut National des Sciences Appliquées (INSA), localizado na França. A jovem também foi aprovada no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Enquanto aguarda o início do ano letivo, Amanda faz planos para o futuro. “Neste momento, o meu principal objetivo profissional é ser pesquisadora. Futuramente, depois de ter adquirido a experiência e os conhecimentos necessários, pretendo voltar ao Brasil e contribuir para o desenvolvimento da Engenharia Aeroespacial, para que a nova geração de estudantes tenha mais oportunidades”, encerra.

Amanda Angeloni Souza estudará Engenharia na Penn State University

Campus da Penn State University 

Sobre a Pennsylvania State University

A Pennsylvania State University (Penn State) integra o Top 20 das melhores instituições de ensino públicas dos Estados Unidos, de acordo com o ranking U.S. News & World Report. Considerando as oportunidades em termos de pesquisa acadêmica e empregabilidade, as universidades públicas são tão competitivas quanto as privadas. A Penn State, por exemplo, é considerada uma public Ivy, pois possui um nível de excelência acadêmica comparável ao das instituições da Ivy League, o grupo das oito universidades mais famosas dos Estados Unidos.

 

¹Application: processo de seleção para as universidades americanas.

²Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das instituições de ensino superior americanas.

³SAT: o Scholastic Assessment Test é uma prova acadêmica feita nos Estados Unidos que serve como pré-requisito para a maioria das universidades.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades