Entre os dias 8 e 10 de junho, foi realizado o VIII Simula Etapa, evento que reuniu alunos das unidades Valinhos, Vila Mariana e Vila Mascote do Colégio para participarem de simulações de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sob a coordenação da professora Simone Motta, o Simula Etapa é realizado pelo Etapa Model United Nations (Emun) e, a exemplo de 2022, ocorreu em parceria com a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa -, cujo docente titular, Edgard Rodrigues, participou da solenidade de abertura. A edição teve grande adesão e abordou o tema “A Democracia e o Estado de Direito”.
Para o professor Luiz Carlos Dias, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Vila Mariana, o sucesso do evento pode ser atribuído às competências socioemocionais que os alunos adquirem por meio das simulações. “Essa atividade permite que eles desenvolvam habilidades como oratória e pensamento crítico a partir do diálogo e da tolerância, estimulando a cooperação, a cordialidade e o engajamento social”, explica.
“O Simula Etapa promove uma experiência muito enriquecedora, justamente pela coletividade de suas discussões. É interessante observar alunos que têm opiniões divergentes tentando chegar a um consenso”, afirma Raudiner Santos, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Valinhos.
Destaques do VIII Simula Etapa
Participação do vice-cônsul americano
Durante a cerimônia de abertura, o Sr. Peter Hamm, vice-cônsul dos Estados Unidos, falou sobre sua trajetória profissional, suas principais atividades no Consulado e algumas características essenciais para aqueles que desejam seguir carreira diplomática.
“A curiosidade, a flexibilidade e o otimismo são atributos valiosos para quem tem o sonho de trabalhar nessa área. Pessoas que gostam de ter uma rotina definida podem enfrentar dificuldades para se adaptar às exigências da profissão”, afirma.
Sr. Peter Hamm, vice-cônsul dos Estados Unidos no Brasil
Presença de ex-alunos
Como de costume, o Secretariado do evento foi composto por quatro ex-alunos do Colégio. Anna Laura Ragazzoni Xavier Batista (turma de 2021), Enzo Pereira da Cunha (turma de 2021), Fernanda Manfredini Abdo (turma de 2021) e Sofia Bossolan Colombari (turma de 2020) fizeram discursos sobre a importância da democracia para a construção de uma sociedade mais igualitária.
“Não pensem que a democracia é uma disputa violenta ou que quem discorda de você é seu inimigo. Essa concepção, além de equivocada, é simplista e nociva. O VIII Simula Etapa oferece a oportunidade de desenvolvermos uma nova perspectiva sobre esse conceito”, observou Colombari.
Concurso de Redação
O Simula Etapa também promoveu mais uma edição do seu Concurso de Redação, que neste ano abordou o tema “O Estado de Direito como garantia da democracia no mundo contemporâneo”. Os participantes foram desafiados a considerar as ideias expressas pelo artista Eduardo Kobra em uma obra desenvolvida no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Os ganhadores foram André Hiroki Matsudo, Maria Clara Hernandes dos Santos e Vivian Felicio Guedes Garcia da Silveira.
Comitês do VIII Simula Etapa
Os alunos se dividiram em sete comissões, e cada uma exigia capacidade de argumentação, comunicação e conhecimentos diversos. “Independentemente do comitê, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de oratória e adquirir mais confiança para falar em público”, revela o professor Gustavo Miadaira, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Vila Mascote.
- O Gabinete Revolucionário abordou tópicos referentes à Revolução de Jasmim, uma série de manifestações que visavam estabelecer a ordem democrática na Tunísia;
- O Comitê Temático: Star Wars – A democracia contra-ataca fez alusão à obra de George Lucas, estabelecendo um paralelo entre a história fictícia e a busca pela democracia;
- A comissão Organização Mundial da Saúde (OMS) debateu temas como pandemias de desnutrição e obesidade infantil, incentivando seus participantes a encontrar soluções para esses problemas;
- O comitê Agência Especializada promoveu reflexões sobre a Revolução Francesa e as melhores medidas para garantir a construção de um novo governo que respeitasse os preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade;
- O United Nations Human Rights Council foi realizado integralmente na língua inglesa e deliberou sobre a situação de Myanmar, analisando as condições dos direitos humanos no país após o golpe militar de 2021;
- A Organização dos Estados Americanos (OEA) debateu os desafios da liberação dos jogos de azar e seus impactos psicossociais;
- E o Comitê de Imprensa fez a cobertura jornalística do evento, noticiando os acontecimentos mais relevantes relacionados a cada comissão.
O que dizem os participantes do Simula Etapa
“Essa é a minha primeira participação no Simula Etapa, e eu achei o evento muito interessante. As atividades propostas são interativas, permitindo que eu aprenda muitas coisas e desenvolva a minha argumentação por meio da vivência nas simulações.”
Giulia Barboza Grassetti, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa Vila Mascote
“Uma das grandes vantagens do Simula Etapa é o fato de ele não ter premiações, o que significa que os alunos realmente estão aqui para aprender. As dinâmicas realizadas durante o evento me fizeram escutar mais as pessoas para chegar a soluções concretas.”Giovana de Castro Pontes, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa Valinhos
“Acredito que a minha paixão por assuntos internacionais e seus debates foi o que despertou o meu interesse pelo Simula Etapa. Como penso em cursar o ensino superior fora do Brasil e seguir carreira diplomática, as simulações me proporcionam muitos aprendizados, como o diálogo democrático fundamentado em princípios éticos.”
Luiza dos Santos Monsores, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Etapa Vila Mariana